Mais uma solução de pagamento por QR code chegará ao Brasil em breve. Trata-se do cartão de crédito digital da fintech Beblue (Android, iOS). Neste momento, ele está em fase de teste com 20 mil usuários e sua utilização está restrita aos 15 mil estabelecimentos comerciais credenciados pela Beblue em 60 praças. Neles, basta o usuário informar seu CPF e digitar sua senha na máquina de POS da Beblue para realizar uma compra com o cartão digital. Porém, dentro de 90 dias, a solução será expandida: vai ganhar uma bandeira de cartão tradicional, cujo nome ainda não pode ser revelado, e vai permitir compras através de QR code nas máquinas de POS que tiverem esse tipo de solução, como aquelas da Cielo, que anunciou a novidade nesta semana. Ou seja, o usuário vai escanear o código na tela da máquina de POS usando a câmera do smartphone, aberta através do app da Beblue.

Em entrevista para Mobile Time, o CEO da fintech, Daniel Abbud, previu que não apenas a Cielo, mas várias outras adquirentes vão aceitar pagamento por QR code em breve. Ele projeta que esse meio de pagamento se tornará comum no País.

Cartão sem plástico

O cartão da Beblue não tem versão de plástico. Ele é 100% digital. Na prática, portanto, talvez nem precisasse ser chamado de ‘cartão’. “Usamos esse termo para efeito de entendimento do público. Tecnicamente, é um limite de crédito pré-aprovado em um app, mas ninguém entenderia”, explica Abbud.

A expectativa da empresa é emitir 1 milhão de cartões de crédito digitais em 12 meses. Esse, aliás, já é o número de pessoas na lista de espera para acessar o serviço, revela. O cartão digital não tem anuidade e nem qualquer outro custo para o consumidor final.

Vale lembrar que a Beblue é, antes de mais nada, uma empresa de pagamentos que opera com cashback. Ela tem 4,5 milhões de usuários, dos quais 70% realizam compras todo mês nos estabelecimentos credenciados. Os lojistas definem um valor de cashback em cada compra, ou podem usar um algoritmo da Beblue para calcular o melhor percentual a cada transação, dependendo da hora, do dia da semana e do produto. O dinheiro devolvido fica na carteira digital do usuário e pode ser gasto dentro da rede de estabelecimentos credenciados. Os lojistas têm acesso a um painel na web que funciona como um CRM, com uma série de informações sobre os clientes e sobre as compras realizadas. Além disso, os lojistas conseguem se comunicar diretamente com os usuários da Beblue via push notification ou SMS. A Beblue é remunerada por uma comissão sobre as transações.

O lançamento do cartão digital cai como uma luva dentro da operação da Beblue. Como a empresa já conhece o comportamento de compra de seus clientes, fica muito mais fácil calcular seu score de crédito para emitir um cartão. Além disso, sua margem é maior quando as compras são feitas com o cartão de crédito dentro da sua rede credenciada, o que lhe possibilita conceder um cashback cerca de 30% maior do que quando são usados outros meios de pagamento.

 

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