Um chatbot contribuiu para a venda de mais de 100 imóveis em um ano, somando cerca de R$ 100 milhões. Trata-se do Chatbox, desenvolvido pela brasileira Hypnobox, e adotado por 30 empresas, entre imobiliárias e incorporadoras. Seu papel é “esquentar o lead”: por meio de uma série de perguntas feitas aos interessados em comprar imóveis, o robô entrega para o corretor os dados dos potenciais compradores, agilizando o processo de venda. A conversão dos leads em vendas tem sido oito vezes maior com a ajuda do Chatbox, afirma Vinícus Freitas, diretor de marketing e vendas da Hypnobox.

“Desenvolvemos esse robô justamente para parar de tomar o tempo do corretor com tarefas desnecessárias. Havia até empresa montando call center para pré-atendimento, contratando gente e gastando muito dinheiro para qualificar o lead”, relata Freitas. “Um lead desqualificado desanima o corretor e reflete no seu atendimento”, acrescenta.

O chatbox funciona na web, embarcado dentro dos sites das empresas. Em um ano de operação, realizou mais de 10 mil atendimentos. A conversa costuma durar em torno de cinco minutos. 70% das pessoas vão até o final da conversa. Dentre elas, 70% marcam a visita ao apartamento, informa o executivo.

Nova versão

Agora o robô ganhou uma nova versão, focada mais nas incorporadoras. Ele ficou mais inteligente, sendo capaz de identificar o melhor imóvel no portfólio da empresa para a demanda de cada consumidor. É capaz de entregar imagens, como a planta baixa de um apartamento, e também grava o áudio do consumidor, para que o corretor escute depois seus comentários. Além de botões com múltiplas escolhas para as respostas, essa versão inclui algumas perguntas abertas, como a motivação para a compra do imóvel, o que pode guiar o corretor a um atendimento melhor. O próprio robô consegue marcar uma visita, incluindo automaticamente na agenda do corretor.

No momento há um teste em andamento com a nova versão. O primeiro lançamento comercial é esperado para daqui a 15 dias. Até o final do ano, Freitas espera que haja entre 300 e 500 prédios sendo apresentados pelo robô, através de diferentes incorporadoras que adotarem a solução.

Nesta nova versão, a Hypnobox cobra por quantidade de produtos disponibilizados via chatbot.

 

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