Integrar o processo de compra do consumidor e otimizar sua experiência em diferentes canais é um desafio para o varejo atualmente. E a tecnologia mobile pode ser uma grande aliada nesse caminho. Através de ações como gamificação e realidade aumentada é possível proporcionar novas possibilidades de interação, seja para estreitar o relacionamento com o consumidor aonde ele estiver de forma bem interativa, seja para aumentar as vendas e lançar produtos.
Plataformas de realidade aumentada colocam objetos virtuais para interagirem com objetos reais a partir do uso de um software ou aplicativo. Com elas, é possível mudar a forma de se relacionar com e as coisas e o mundo criando, inclusive, uma experiência única do consumidor com a marca aumentando seu engajamento. Uma loja de móveis, por exemplo, não precisa ter a mostra todas as possibilidades de seus produtos. Essa tecnologia viabiliza que o cliente tenha acesso aos diversos itens de forma virtual, ainda assim bastante real.
Outra ferramenta que pode ser valiosa para o varejo é a gamificação, estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulam o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica – mesma tática utilizada nos videogames. Alguns aplicativos de compras já utilizam esse meio ao criarem metas e recompensam de acordo com a utilização do usuário.
A união entre essas duas formas de interagir com o usuário abrem a visam proporcionar uma nova experiência de compra para o cliente. Para o lojista, tem-se uma possibilidade a mais de apresentar produtos e se relacionar com o seu público. Também pode abrir espaço para da criação de ações promocionais, com ofertas, descontos e campanhas incentivo e fidelidade. Abre-se ainda, uma oportunidade para os varejistas investirem no cross-selling, com venda de produtos de áreas distintas.
Esse tipo de solução pode ser embarcada em um aplicativo existente ou desenvolvido sob medida, que permite que o consumidor possa interagir em um ambiente físico, criando uma experiência além das lojas. Assim, o ponto de venda vai se tornando cada vez mais importante, ao mesmo tempo em que muda de perfil e função dentro da experiência de compra do consumidor.