A licitação para a contratação de um chatbot para o serviço de atendimento da Anatel ficará para o começo do ano que vem. De acordo com fontes da agência, a equipe técnica ainda está trabalhando nas especificações para o chatbot, com base nas informações fornecidas por diversas empresas que participaram de uma RFI lançada em agosto. Antes de ser aberta, a licitação passará pela aprovação do conselho diretor da agência.
No documento da RFI, a Anatel informava que o bot precisará trabalhar com processamento de linguagem natural e que servirá a três canais: o aplicativo móvel Anatel Consumidor (Android, iOS); o portal web da Anatel para atendimento ao consumidor; e o sistema de atendimento da agência. A solução precisará ser capaz de se integrar aos sistemas legados da Anatel por meio de APIs. Além disso, embora o ponto de partida seja o atendimento ao cidadão, a Anatel deixou claro na RFI que a atuação do assistente poderá ser expandida para outras áreas: “Cabe ressaltar que a tecnologia adotada poderá beneficiar outros setores da agência, como por exemplo a área responsável pela concessão de outorga a prestadores de serviço de telecomunicações, entre outras”, informava o documento da RFI.