A Amazon continua a dominar o cenário de alto-falantes inteligentes nos Estados Unidos. A gigante do comércio eletrônico respondeu por 63% da base instalada dos EUA na época, superando, com folga, o Google (17%) e a Apple (4%). A pesquisa online foi realizada pela Strategy Analytics, que entrevistou 1.011 usuários de alto-falantes inteligentes nos EUA entre julho e agosto de 2018.
A pesquisa descobriu que 88% das residências com smart speakers possuem pelo menos um alto-falante virtual da Amazon e 31% possuem pelo menos um alto-falante inteligente do Google, indicando que muitas residências usam diferentes plataformas de assistente de voz.
Outro ponto da pesquisa é que 58% dos usuários dizem ter dois ou mais alto-falantes inteligentes em casa. 62% usam um alto-falante inteligente na sala, 41% em um quarto e 39% na cozinha. 12% instalaram um alto-falante inteligente no banheiro.
A gigante
A Amazon iniciou a venda dos smart speakers em novembro de 2014 com o lançamento do primeiro Amazon Echo. Embora muitos consumidores estivessem inicialmente céticos em relação à possibilidade de trazer um dispositivo como este para sua casa, o fator novidade de ter um assistente de voz em sua residência rapidamente convenceu milhões de pessoas a deixar suas preocupações de lado e fazer uma tentativa com Alexa.
De acordo com dados de setembro, a Consumer Technology Association espera que as vendas de alto-falantes inteligentes cheguem a US$ 3,2 bilhões nos EUA este ano, um aumento de 64% em relação ao total de 2017.
Confira o gráfico elaborado pelo site Statista: