Quais são as características mais importantes que seu smartphone precisa ter? Inteligência artificial? Reconhecimento facial? De acordo com a pesquisa da Morning Consult, donos de celulares nos Estados Unidos dão preferência a recursos simples na hora da compra. Quando perguntados sobre o que consideravam fatores importantes ao decidir qual telefone comprar, duração da bateria (95%), facilidade de uso (93%), memória (90%) e durabilidade (88%) lideravam a lista de prioridades dos consumidores.
Curiosamente, muitas das recentes inovações na tecnologia de smartphones não estão na mira dos consumidores. Ferramentas de realidade aumentada e virtual (30%), controle parental (32%), recursos de reconhecimento facial (33%) e ferramentas de bem-estar digital para rastrear o uso do telefone (37%) ficaram entre as características menos importantes para os consumidores, numa pesquisa de múltipla escolha.
Embora os consumidores pareçam priorizar os recursos práticos do telefone, os fabricantes ainda concentram seus esforços de marketing nos itens mais high-techs, como o reconhecimento facial para destravar um iPhone ou os planos da Samsung de fabricar seu dispositivo com tela flexível. E, apesar de a pesquisa indicar uma tendência para o simples, os consumidores não são tão inflexíveis, já que 41% dos proprietários de celulares disseram que provavelmente comprariam um smartphone “dobrável”, por exemplo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de novembro e foram entrevistados 1.894 proprietários de smartphones sobre vários fatores de compra. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais.
Qual fabricante?
A pesquisa aponta que 86% dos adultos nos EUA dizem que já possuem um smartphone. 39% têm iPhone; 30% têm um aparelho da Samsung; 14%, da LG; enquanto outros fabricantes de smartphones, como Google e Motorola, totalizaram 14%. Ao pensar em sua próxima compra de smartphones, 38% disseram que são mais propensos a comprar um aparelho da Apple, 31% disseram da Samsung e 8% disseram da LG.
Qual uso do aparelho?
31% dos pesquisados dizem que gastam a maior parte de seu tempo respondendo a mensagens de texto; 17%, nas mídias sociais; e 13%, fazendo chamadas telefônicas. Para adultos entre 18 e 29 anos, 26% gastam mais tempo em mensagens de texto e 23%, em mídias sociais.
10% dos adultos em geral passam a maior parte do tempo assistindo a vídeos, 2% disseram que usam para navegação por GPS ou aplicativos de passeio, e 1% afirmaram que passam a maior parte do tempo tirando fotos ou vídeos.
Próximas compras
Para 55% de todos os donos de celulares nos EUA, os modelos mais novos têm uma tela do tamanho adequado, enquanto 24% afirmam que ela seria muito grande.
A fidelidade à marca pode ser a principal consideração de compra para muitos consumidores, já que a maioria usa um certo sistema operacional há anos. Na pesquisa, 68% dos proprietários de smartphones disseram que eram mais propensos a comprar um determinado modelo de telefone se fosse do mesmo fabricante que outro produto de tecnologia que já possuem, como um tablet ou laptop.