A plataforma de streaming musical da Tencent, a Tencent Music, finalmente lançou sua oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Nova Iorque nesta segunda-feira, 3. O lançamento ocorre na mesma data em que os governos da China e dos Estados Unidos definiram uma trégua de três meses na guerra comercial entre os dois países.
Vale lembrar, a IPO da Tencent Music foi adiada em outubro. Na época, a companhia culpou as condições de mercado para adiar a venda das suas American Depositary Receipt (ADRs são recibos de ações emitidos nos Estados Unidos para negociar ações de empresas de fora do país na Bolsa).
A companhia chinesa estima que o preço das ações fique entre US$ 13 e US$ 15 com 82 milhões de ADRs. Com a promoção dos papéis, os analistas de mercado acreditam que a Tencent poderá angariar entre US$ 1 bilhão e US$ 1,3 bilhão. A empresa ainda tem a opção de vender 12,5 milhões de ADRs extras, se houver procura por parte dos investidores.
Segundo dados publicados junto ao US Securities and Exchange Commission (SEC), órgão norte-americano similar à brasileira CVM, o serviço musical da Tencent é um dos quatro com mais usuários ativos mensais (MAUs) mobile na China: 800 milhões. Em média, os consumidores gastam 70 minutos na plataforma por dia. Em catálogo, a Tencent Music tem 20 milhões de faixas de 200 gravadoras parceiras de dentro e fora da China.
Na parte financeira, a companhia possui várias formas de pagamento por assinatura. Sua receita em 2017 foi de 8,6 bilhões de renminbis (US$ 1,3 bilhão), um aumento de 49% comparado aos 4,4 bilhões de renminbis obtidos um ano antes. No mesmo período, o lucro da empresa foi de 732 milhões de renminbis para 2,1 bilhões de renminbis, um incremento de 65%.