A ferramenta de busca de emprego Indeed (Android, iOS) possui, no Brasil, 17 milhões de acessos por mês, sendo que 11,9 milhões vêm do celular. Ou seja, 70% de seus usuários usam seus smartphones para procurar entre as 130 mil uma vaga disponível no País, seja por meio de seu site responsivo, seja pelo aplicativo. A ferramenta possui 10,7 milhões de currículos brasileiros cadastrados. A solução existe no País desde 2007, mas somente oito anos depois, em 2015, que a empresa texana montou um escritório no Brasil.

“Nossa missão é ajudar as pessoas a encontrarem emprego. Toda decisão de produto para a ferramenta a gente se pergunta se isso ajuda a pessoa a encontrar um trabalho, se melhora a experiência do candidato. Se a resposta for sim, a gente segue em frente. Se não, a gente para por aí”, explica o country manager do Indeed no Brasil Felipe Calbucci.

Para Calbucci o fundamental é que a ferramenta, tanto o site quanto o aplicativo, precisa ser fácil de manusear, tem que ser de graça e tem que gerar valor. “Ela gera valor porque a maior parte das vagas do mercado está ali. A gente agrega empregos de sites globais, possibilita que o usuário acesse as oportunidades e permite que as empresas cadastrem vagas diretamente”, conta.

Há ainda o algoritmo de inteligência artificial que utiliza dados do celular, além do input do usuário – que são as palavras-chave – para varrer o banco de dados do Indeed para formular uma lista com as vagas mais adequadas ao candidato. “Muito similar à tecnologia do Google. Tudo o que sei sobre meu conteúdo, tudo o que sei sobre meu usuário e eu aproximo. Claro que isso não vai chegar a ser um recrutador humano, que está olhando todos os detalhes, mas aproxima muito”, diz o country manager.

Empregado

As vagas que estão na ferramenta são novas, ou seja, foram publicadas há, no máximo 60 dias. Depois desse prazo, elas são retiradas. O time de qualidade da Indeed, que inclui tecnologia e pessoas, analisa as vagas que sobem na plataforma para averiguar alguns aspectos, como: se possui algum tipo de descriminação, preconceito e qualidade do texto – se tem excesso de abreviações, por exemplo. A vaga também precisa gerar renda contínua ao empregado ou ser CLT.

Os interessados por uma vaga têm acesso a uma série de informações sobre a empresa. Há depoimentos de pessoas que trabalharam nela, que fizeram entrevista e que dão pistas sobre como é trabalhar lá e como é o papo na hora do recrutamento, por exemplo. Somente no Brasil, as empresas contam com 1,5 milhão de depoimentos. Há também links para Facebook, Instagram e LinkedIn da empresa.

Empregador

Existem diferentes formas de a empresa oferecer empregos na plataforma. Ela pode adicionar a vaga gratuitamente, porém ela ficará à revelia.

As empresas encontram diferentes maneiras de se destacar na plataforma. Elas podem pagar para que suas vagas entrem em destaque. Neste caso, se o algoritmo perceber que a oferta de emprego é adequada para aquele candidato, ela irá aparecer no topo da página, como um link patrocinado no Google.

Há também opções de aparecer não apenas o nome da empresa, mas também o logo (por um valor extra), aumentando o destaque da empresa. “É um leilão que nem o Google. Quem pagar mais para aparecer para aquele talento, supera a outra firma. É a forma como a Indeed monetiza seu produto”, resume.

A empresa tem pacotes variados, que podem começar com R$ 8 por dia (chamado de self service), para poder alcançar um número limitado de pessoas por dia, porém sem destaques. Porém, para vagas mais complexas, difíceis de serem preenchidas, em especial na área de TI, a plataforma pode oferecer opções que saem a R$ 500, com destaque na lista do usuário com perfil.

“Ao pensar em todos esses detalhes, a gente também acaba gerando valor ao empregador, porque quem entra na nossa plataforma são pessoas qualificadas procurando vagas. Os recrutadores perderiam menos tempo procurando o profissional certo. E temos uma diferença enorme: os outros players cobram para você postar a vaga, e o candidato te caça. O Indeed te cobra para você se destacar.

Para 2019

A Indeed irá lançar uma página de depoimentos premium. Entre os recursos, a empresa poderá anexar vídeos à vaga dela no smartphone. “Dessa forma, o candidato não precisa sair da página da empresa no app para assistir ao vídeo.

Já para o lado da empresa, será possível ter acesso a comparações com concorrentes – como vocês é avaliado versus concorrentes – além de ter uma gestão mais fácil dos depoimentos sobre ela – poderá, inclusive, destacar um depoimento.

 

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