Depois de a IDC publicar queda de 5% nas vendas de smartphones ao varejo, e a Apple anunciar seu balanço financeiro do quatro trimestre de 2018 mostrando que as vendas de iPhones caíram em 15%, foi a vez de a Samsung publicar o registro do maior declínio trimestral nos lucros em dois anos. O lucro operacional da sul-coreana no 4T18 foi de 10,8 trilhões de wons (cerca de US$ 9,7 bilhões), o que representa uma queda de 28,7% em relação aos 15,15 trilhões de wons (cerca de US$ 14 bilhões) registrados no mesmo período do ano anterior. A receita foi de 59,27 trilhões de wons (US$ 55 bilhões), queda de 10,2% ano a ano.

A divisão de TI e comunicações móveis registrou receita líquida consolidada de 23,32 trilhões de wons (US$ 21 bilhões), redução de 8,44% em relação ao mesmo período no ano passado, e lucro operacional de 1,51 trilhão de wons (US$ 1,4 bilhão) no quarto trimestre de 2018. “No quarto trimestre, o lucro operacional diminuiu devido a um declínio no volume de vendas de smartphones, e de receita em meio a um mercado de smartphones lento, apesar da forte demanda sazonal”, escreveu a empresa em seu relatório.

De acordo com os números do IDC, a Samsung continua como líder de vendas de smartphones ao varejo, tendo enviado ao mercado 70,4 milhões de unidades no quatro trimestre de 2018, o que representa um market share de 18,7%, mas redução de 5,5% em relação ao ano passado, quando vendeu 74,5 milhões de celulares ao varejo. A Apple e a sul-coreana foram as empresas que mais sofreram queda entre as principais fabricantes durante o 4T18.

Semicondutores

De acordo com a própria Samsung, os resultados gerais foram prejudicados pela demanda mais lenta do que o esperado por semicondutores, mercado importante para a sul-coreana, em especial quando as vendas de smartphones estão em baixa.

A unidade de semicondutores da Samsung registrou 18,75 trilhões de wons de receita consolidada e lucro operacional trimestral de 7,8 trilhões de wons (US$ 7 bilhões), abaixo dos 10,8 trilhões de wons (US$ 17 bilhões) um ano atrás.

Para 2019

Em fevereiro, a Samsung apresentará o novo Galaxy S10 durante o evento Unpacked, em São Francisco. Com o smartphone, a empresa espera que seus novos modelos de celulares impulsionem as vendas e o desempenho dos negócios nos próximos meses. Há também expectativa em torno do lançamento do seu primeiro smartphone dobrável. Além disso, a Samsung expandirá a assistente pessoal Bixby para vários dispositivos e serviços conectados, ao mesmo tempo em que aprimora seus recursos de inteligência artificial.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!