A empresa de reconhecimento de imagem GrokStyle foi comprada pelo Facebook nesta sexta-feira, 8. Fundada pela professora de ciências da computação da Cornell University Kavita Bala e por seu ex-estudante de doutorado Sean Bell, a startup desenvolveu uma API com IA e aprendizado de máquina para reconhecer móveis e objetos de decoração por meio de foto feita com um dispositivo móvel.
Em publicação no seu site, a startup confirmou a transação e informou que está unindo-se ao time de inteligência artificial do Facebook. Em sua história de pouco mais de dois anos, a companhia teria arrecadado US$ 2,5 milhões em duas rodadas de investimentos, de acordo com dados do CrunchBase.
Como resultado da operação, o negócio da GrokStyle será encerrado. Inclusive, o site da companhia não tem mais nenhuma informação sobre sua equipe e solução, além daquelas publicadas na mensagem de despedida. Seu principal cliente até então era a rede de lojas de móveis e decoração sueca Ikea, que adicionou a solução ao seu app.
Por meio do seu perfil do LinkedIn, Bell já adicionou sua nova função no Facebook: cientista de pesquisas com foco em aprendizado de máquina aplicado e visão computacional na divisão Facebook AI.
Inicialmente, o Facebook pode utilizar a solução para alavancar o negócio do Facebook Marketing. Vale frisar, esta é a segunda transação da empresa de Mark Zuckerberg em 2019. A primeira foi a compra da companhia criadora da solução de blockchain ChainSpace. Nos dois casos, os valores das transações não foram revelados.