No mês de dezembro do ano passado, o mercado de serviço de telecomunicações teve uma retração de 3,1%, na comparação com novembro. O recuo chega a 5,1% no confronto com dezembro de 2017. No acumulado do ano, a queda foi de 2,8%. Os dados fazem parte do levantamento mensal do IBGE sobre a prestação de serviços, divulgada nesta quinta-feira, 14. A pesquisa também aponta que os serviços de informação e comunicação, dos quais telecomunicações também fazem parte, tiveram variação positiva de 0,2% em dezembro, quando confrontado com o mês anterior. Na comparação com igual período do ano passado, o avanço registrado foi de 1,6%.

Os serviços de TICs tiveram retração de 0,4% na comparação com o mês anterior. Porém, no confronto com dezembro de 2017, houve avanço de 2,6%; e no acumulado do ano, o desempenho ficou praticamente estável (0,1%). Já os serviços de TI, tiveram avanço de 3,1%, na relação com novembro. O avanço chegou a 17,2% em comparação com dezembro de 2017 e no acumulado do ano, o avanço foi de 6,7%.

Os serviços de audiovisuais tiveram desempenho positivo de 5,8% em dezembro, no confronto com novembro. Porém, registraram retração de 4% na comparação com o mesmo mês de 2017. No acumulado do ano, o recuo foi de 4,6%.

Na avaliação geral em dezembro, o volume do setor de serviços teve um pequeno avanço de 0,2% frente ao mês anterior. No confronto com dezembro de 2017, houve recuo de 0,2%. O acumulado do ano teve desempenho negativo de 0,1%.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!