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Site responsivo tem navegação como a de um app, o que gera uma experiência positiva para o consumidor. Resultado: aumento de 17,5% nas vendas em uma semana

Uma semana após a Flores Online mudar seu site para um mais responsivo, desenvolvido pensando na interface móvel, e que leva a experiência do uso de um aplicativo para seu web site, a empresa notou um crescimento de 17,5% nas vendas de seus produtos. E registrou um crescimento de 195% na conversão mobile de 2017 até os dias de hoje.

Para dar uma roupagem de app no site e para que ele funcionasse bem nos smartphones, a equipe desenvolveu um site leve, com camadas de cache e otimização de foto. “Para que a gente tenha uma boa qualidade e compressão de dados e imagem, utilizamos técnicas elaboradas para manter a qualidade e deixar num tamanho aceitável”, conta Lucas Buffo, CIO da Flores Online.

Aumento nas vendas não é de hoje

Para Buffo, as compras na Flores Online aumentaram por diferentes motivos. O primeiro deles é a melhoria da Internet móvel, que está mais acessível, com as operadoras oferecendo plano de dados mais generosos. Outro ponto foi a própria evolução dos smartphones, com telas maiores e com mais qualidade. Já o terceiro fator foi a melhoria do desenvolvimento de sites responsivos, como o da Flores Online, que oferecem uma melhor experiência ao cliente.

“Acredito que as pessoas tinham interesse em comprar. Pesquisavam, mas a experiência não era boa o suficiente. Hoje em dia temos melhores recursos e mais facilidades para o consumidor. É o caso, por exemplo, da agilidade no preenchimento de formulários e na criação de contas. Atualmente, você faz o login a partir da rede social, por exemplo, o que quebra a fricção. Isso foi melhorando a experiência do cliente e fez com que ele passasse a comprar mais pelo celular. Acredito que tenha sido isso que fez com que nossas vendas aumentassem tanto”.

Lucas Buffo CIO Flores Online

Lucas Buffo, CIO da Flores Online

Aplicativo?

Se, no momento, o desenvolvimento de um aplicativo não está nos planos da Flores Online, seus sócios Luiz Torres (CEO) e Lucas Buffo sabem da importância do dispositivo móvel para a conversão. “Ele [o site] é totalmente voltado para dispositivos móveis e traz funcionalidades para dar a impressão de que o consumidor está navegando num aplicativo. A ideia é trazer para o responsivo uma experiência tão boa quanto a de um app, sem que o consumidor precise fazer as manutenções e atualizações”, compara Buffo.

O executivo explica que o ato de comprar flores não é algo recorrente no Brasil. Compra-se para homenagear alguém, em aniversários, em caso de morte, mas raramente o brasileiro compra para enfeitar a casa, por exemplo, como algo corriqueiro. “Claro, queremos mudar isso. E quando o hábito de comprar flores para o dia dia acontecer, faremos nosso aplicativo. O que não queremos é lançar um app e ele ter uma alta taxa de desinstalação”.

Mas isso vem mudando. Em 2017, 44,92% dos clientes da Flores Online utilizaram o celular para pesquisar produtos, mas apenas 20% finalizaram a compra pelo dispositivo. Já em 2018, esse número mudou: 58,77% pesquisaram pelo celular, com 33,68% convertendo a compra também pela versão mobile. Comparando com 2019, o número de pessoas que fecham pedidos pelo celular aumentou ainda mais: 68,87% utilizaram o aparelho para pesquisas e 45,33% finalizaram a compra mobile.

Bots

Buffo explica que todo o desenvolvimento de produtos e serviços de TI é feito em casa, ou seja, por sua equipe de 25 profissionais. Aplicações, sistema de gestão e até mesmo um bot está em elaboração. O assistente virtual deverá, num primeiro momento, responder a dúvidas corriqueiras dos clientes, como local e tempo de entrega, por exemplo. A proposta é liberar a equipe humana de atendimento para dúvidas mais complexas. O bot deverá começar a atuar no segundo semestre deste ano.

Já para um segundo momento, o robô será integrado a outras plataformas como Twitter, WhatsApp Business e Facebook. “Mas esse processo é um pouco demorado, tem muita burocracia. Estamos validando com essas empresas. A ideia é usarmos o WhatsApp Business para fazermos o atendimento como um todo. Ou seja, as pessoas podem tirar dúvidas automáticas, mas, no futuro, queremos oferecer produtos na plataforma e fechar transações”, explica.

Sua história

A Flores Online é o primeiro e-commerce de flores do País. Surgiu em 1998 e tinha como estratégia entregar em diferentes cidades do Brasil pelos Correios. Desde julho de 2017, agora sob o comando do Grupo Flora (os mesmos do Isabela Flores e Uniflores), a Flores Online faz entregas na grande São Paulo e se usa de floriculturas parceiras (como faz a Isabela Flores) em outras cidades para fazer a entrega.

 

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