A startup Nextdial, que atua com soluções de marketing digital para rádios comerciais, quer expandir seus negócios. E, para isso, procura parceiros para entrar no mundo publicitário de aplicativos agregadores de áudio. Por meio de seus serviços que medem a audiência de rádios FM na web, a empresa quer atrair players do ecossistema móvel para lucrar com publicidade em áudio (“audio ads”, em inglês), enquanto as rádios recebem informações fidedignas sobre seus consumidores.
“Queremos atingir 25% do mercado de fornecedores de apps, streaming e agências (que trabalham com áudio) para preparar o caminho para tornar possível que pequenos anunciantes invistam em rádio”, afirmou Thiago Fernandes, diretor da Nextdial.
E completou: “Essa cadeia ainda não existe em nenhum lugar do mundo. Hoje, o modelo publicitário só funciona de forma tradicional: a grande agência alocando investimento de mídia nos veículos. Mas o comportamento do mercado mudou. Hoje os microempreendedores conseguem fazer campanhas e atingir uma microaudiência no Google e Facebook. Por que não levar isso ao rádio?”.
Para corroborar com sua ideia, Fernandes explicou que a transmissão das rádios comerciais na Internet já representa 30% a 35% de seu total. Ressaltou que em uma das rádios para a qual presta serviço em São Paulo, a audiência na web dobrou entre 2017 e 2018, em razão de o consumidor conseguir ouvir a estação em qualquer dispositivo ou hora do dia.
Para o futuro, o empreendedor disse que pretende levar sua solução para o mercado de podcasts, uma vez que ferramentas de métricas é uma demanda frequente dos produtores de conteúdo desse suporte. Contudo, a solução seria inicialmente para medição de podcasts de rádios.
Modelo de negócios
Atualmente com 40 clientes, a plataforma da Nextdial oferece três produtos às rádios: o Nextdial Ads, que permite comercializar Audio Ads através de pre-roll ou break comercial digital; Bigdata Nextdial, que captura e analisa informações dos ouvintes; e o Nextdial Intelligence, uma plataforma que mede e analisa a audiência das rádios contratantes em todo ecossistema de aplicativos móveis e web, oficiais, de terceiros e indexadores/agregadores. O plano mais barato da Nextdial custa R$ 80/mês, de modo que atinja rádios pequenas, mas também há planos para rádios de porte médio.