A Huawei marcou sua volta ao mercado brasileiro de smartphones nesta terça-feira, 30. A companhia chinesa trouxe os handsets P30 e P30 Lite, celulares apresentados pela companhia em Paris, França, no mês de março. Em conversa com este noticiário, José Luiz Nascimento, diretor de produtos da Huawei no Brasil, disse que os smartphones serão importados da China no começo, mas terão fabricação própria no Brasil no segundo semestre. O anúncio da vinda dos celulares da marca chinesa foi antecipado por Mobile Time em fevereiro, durante o Mobile World Congress, em Barcelona.
Para ter manufatura local a Huawei procura um parceiro, uma fabricante multinacional, que seja capaz de desenvolver o dispositivo: “Montamos uma equipe sólida da Huawei aqui no Brasil, com comercial, produto, marketing e PR. Mas em manufatura nós procuramos uma parceira para começar a fabricar no segundo semestre”.
O executivo ainda explicou que a entrada da Huawei no Brasil é uma “construção de marca”. Por meio de uma pesquisa da Nielsen, a companhia procurou entender o consumidor nacional e descobriu que as principais demandas eram bateria, tela e câmera.
Para o Brasil, a Huawei aposta em call center para apoiar o pós-venda, com suporte 24 horas diárias 7 dias da semana. Para os compradores do Huawei P30 Pro, o carro-chefe da marca, a empresa oferecerá um serviço premium com dois anos de garantia, primeira troca da película da tela gratuita e reparo em até 1h.
Estratégia
O diretor de produtos da Huawei frisou que a estratégia da empresa para os smartphones é de longo prazo, uma vez que a companhia chinesa deixou o mercado nacional outras duas vezes: 2012 e 2014, além de ter ensaiado uma entrada em 2018 em parceria com a Positivo. Nascimento explicou que as tentativas do passado trouxeram “grandes aprendizados” à empresa.
Disse ainda que o momento é diferente de cinco anos atrás, uma vez que a companhia foca no mercado premium, estratégia que está dando certo em outros países, tanto que a Huawei é a terceira do mercado mundial e está em ritmo acelerado para chegar ao segundo posto neste ano.
“O Brasil é um mercado-chave para avançarmos (e chegarmos na segunda posição). Nós temos um plano de negócios para os próximos três anos no País. Não é uma estratégia curta.”, ressaltou. “Esta é uma fase inicial, de consolidação. Para isso, trouxemos esses produtos diferenciados. Mas vamos explorar outros nichos no Brasil”, disse o diretor, ao confirmar que há planos para trazer outros handsets da marca.
Disponibilidade e canais
Inicialmente, o P30 Lite e P30 Pro serão vendidos a partir do dia 17 de maio em varejistas específicos: Via Varejo, B2W, Fast Shop e Magalu. A única operadora que venderá os dispositivos será a Vivo. Contudo, o diretor afirmou que outras devem entrar em uma segunda rodada. As vendas serão para o varejo físico e online com foco em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Nessa estratégia, o Huawei P30 Lite chega por R$ 2,5 mil com 4 GB de RAM e 128 GB de espaço. E o Huawei P30 Pro tem o preço inicial de R$ 5,5 mil com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Vale destacar que os produtos não têm extensão com cartão nanoSD para o mercado brasileiro.