A Gold 360 quer transformar as operadoras de telefonia móvel em grandes distribuidoras de livros digitais. A companhia desenvolveu uma plataforma para distribuição de ebooks por meio de um app móvel chamado Skeelo. No momento, costura acordos com grandes grupos editoriais e com as operadoras para lançar o produto em breve. O projeto foi apresentado por Rafael Lunes, sócio-diretor da Gold 360, durante o Tela Viva Móvel 2019, evento realizado na última segunda-feira, 6, em São Paulo.
A conta do usuário na plataforma será vinculada ao seu número móvel. A ideia é que as operadoras ofereçam como parte dos pacotes pós-pagos o download de um ebook por mês para cada assinante. Clientes pré-pagos, por sua vez, poderão assinar o serviço pagando por mês ou por semana. Os livros baixados passam a pertencer ao usuário.
A Gold 360 pretende fazer um trabalho criterioso de curadoria. A proposta é selecionar a cada mês um novo título de alta qualidade, como aqueles que costumam figurar na vitrine ou nas mesas de maior visibilidade das livrarias. De todo modo, haverá sempre algumas opções para o usuário escolher, caso não goste do título recomendado naquele mês.
Todo o processo de download será feito através do app Skeelo, no qual ficam armazenados os livros. É também através do Skeelo que o usuário pode lê-los, inclusive personalizando o tamanho, a cor e a fonte da letra.
“As teles têm serviços de vídeo e de música de qualidade. Precisam ter oferta de livros de qualidade também. Isso ajuda na fidelização e na retenção dos clientes”, argumentou Lunes.
Mercado editorial
A Gold 360 acredita que a parceria com as teles pode ser atrativa para o mercado editorial, que vem sofrendo com a queda de faturamento no Brasil. Mas conectar esses dois mundos não é fácil. Lunes lembrou do fracasso do Kindle Unlimited, serviço da Amazon que oferecia acesso a livros mas que pecou pela falta de títulos de sucesso, porque grandes editoras não gostaram do modelo de negócios.
Para atrair os grandes grupos editoriais brasileiros para o Skeelo, Lunes adota o seguinte discurso: “Por que as teles são as melhores parceiras? Porque têm uma rede de distribuição gigantesca e um meio de pagamento fácil e direto. Essa escala derruba dramaticamente o preço para o consumidor final. O livro é caro no Brasil porque a tiragem é baixa. Assim, o custo fixo não é diluído e o preço final por unidade fica alto. O livro digital, por sua vez, não tem estoque”.
A Gold 360 já fechou acordo com cerca de dez grupos editoriais que atuam no Brasil, mas os nomes ainda não podem ser divulgados.