A Febraban apresentou nesta terça-feira, 7, os dados de sua 27ª pesquisa de tecnologia bancária com destaque para o mobile banking no Brasil, um segmento que representou 40% do total das transações bancárias – 78,9 bilhões, considerando operações financeiras e não financeiras – em 2018, o dobro das transações feitas pelo internet banking. Na comparação ano a ano, isso representa um aumento de 5 pontos percentuais.
Importante frisar que as transações móveis são consideradas apenas aquelas realizadas por aplicativos, e as transações com Internet Banking todas aquelas feitas pelo navegador. Feito em parceria com a Deloitte, o estudo recebeu informações de 20 bancos que representam 91% do mercado bancário nacional.
“O que chamou a nossa atenção foi o crescimento de transações financeiras no canal mobile. Isso mostra o desenvolvimento dos bancos em usabilidade e tecnologia para o cliente”, disse Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da Febraban. “No mobile banking, nós observamos incremento em todos os tipos de transações (movimentação financeira, abertura de contas, pagamentos de contas, transferências eletrônicas, investimento e pesquisa de saldo)”.
Transações
Em transações mobile (financeira e não financeira) o aumento foi de 24%, passando de 25,3 bilhões para 31,3 bilhões de transações. As transações móveis que envolvem dinheiro representam 10% (3,13 bilhões) do total desse canal, enquanto as não financeiras são 90% (28,17 bilhões).
“A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária tangibiliza a curva de adoção do usuário final, sendo o canal mobile como favorito”, disse Sérgio Biagini, sócio-diretor da indústria de serviços financeiros da Deloitte. “É um canal que ainda tem muito a crescer”.
Outro ponto a destacar são as transações em máquinas de pagamentos (POS), que passaram de 11 bilhões para 12,6 bilhões, um crescimento de 1 ponto percentual. Embora não divida as transações por mPOS e POS na pesquisa, Fosse ressaltou que as máquinas de pagamento “assumiram um papel de protagonismo” em transações financeiras no mercado brasileiro.
Serviços
Em serviços financeiros por meio móvel, o principal destaque foram as transferências eletrônicas, com aumento de 120%, de 394 milhões para 862 milhões. Mas a principal função utilizada pelos consumidores brasileiros é a consulta de saldo, que subiu de 18,6 bilhões para 21,8 bilhões, representando pouco mais de 70% do total das operações.
Ainda se destacam nos serviços financeiros: 359 milhões de contratações de crédito, crescimento de 60% ante 225 milhões em 2017; aumento de 36% em investimentos ou aplicações, de 10 milhões para 14 milhões; pagamento de contas, com aumento de 80%, de 872 milhões para 1,6 bilhão; e 2,5 milhões de aberturas de contas, incremento de 56% ante 1,6 milhão em 2017.
Novas tecnologias
Considerando as soluções adotadas recentemente por bancos, os chatbots tiveram um destaque relevante, uma vez que tiveram um crescimento de 2.585%, de 3 milhões para 80,6 milhões de interações, na comparação ano a ano. Outras tecnologias que estiveram no radar dos aportes nos bancos são: big data e análise de dados, blockchain, robótica e open banking.
Investimentos
Mesmo diante de um ano com crise econômica, volatilidade e alta variação cambial, os bancos ampliaram o investimento em tecnologia em 2018, com R$ 19,6 bilhões, um aumento de 3% ante 2017. Por categoria, os aportes em software cresceram de R$ 9,6 bilhões para R$ 10,1 bilhões; e em hardware, de R$ 6,1 bilhões para R$ 6,5 bilhões. Por sua vez, a área de telecomunicações teve redução nos investimentos, de R$ 3,3 bilhões para R$ 3 bilhões.