Em 2018, a Huawei faturou aproximadamente US$ 1 bilhão de dólares no mercado brasileiro, afirmou nesta quinta-feira, 9, o vice-presidente global da Huawei Enterprise BG, Ma Yue. Globalmente, a empresa chinesa teve receitas de 721,2 bilhões de yuans no ano passado, ou cerca de US$ 105,6 bilhões no câmbio atual.

“A Huawei Brasil cresce muito rápido”, pontuou Yue, que abriu encontro do ecossistema de parceiros da Huawei realizado hoje em São Paulo. “Temos vários escritórios aqui, com 1,5 mil funcionários, e no ano passado a [a operação brasileira] reportou US$ 1 bilhão em receitas com vendas” completou o VP da unidade de negócios corporativos.

Presidente da Enterprise BG na América Latina, Steven Zhu lembrou que o País “é um dos mais importantes no mapa da Huawei” e que a unidade de negócios corporativos atingiu receita de U$$ 100 milhões no Brasil ano passado. Como a participação da fornecedora no mercado nacional de smartphones ainda é pequena, é seguro presumir que a divisão de operadoras (Carrier) seja responsável pelos quase US$ 900 milhões restantes.

Globalmente, a divisão de smartphones se tornou a principal linha de receitas da empresa no ano passado, amparada pela forte demanda do consumidor chinês. O faturamento total em 2018 bateu 721,2 bilhões de yuans (cerca de US$ 105,6 bilhões), apesar de adversidades em mercados como o dos EUA. Já no primeiro trimestre de 2019 a receita da Huawei avançou 39% na comparação anual, atingindo 179,7 bilhões de yuans, ou cerca de US$ 26,3 bilhões na cotação atual.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!