13% dos internautas brasileiros afirmam já ter tido dados roubados de seus smartphones por causa de algum vírus e 27% declaram que já perderam arquivos em seu dispositivo móvel também por conta de um malware. Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita realizada pela Opinion Box por encomenda do PayPal, na qual foram entrevistados 2,3 mil brasileiros que acessam a Internet.
As proporções reais podem ser até maiores se considerado que muita gente teve dados roubados ou arquivos apagados sem se dar conta, comenta Felipe Schepers, COO da Opinion Box.
A pesquisa revela ainda alguns hábitos pouco seguros dos brasileiros nos meios digitais. 60% admitem já ter clicado em links recebidos por WhatsApp sem saberem se eram seguros. E 23% informam que já forneceram senha bancária, de email ou de rede social através do WhatsApp.
Embora tenham práticas que põem em risco sua segurança online, 94% dos brasileiros se dizem preocupados com a proteção de seus dados pessoais em ambientes digitais e 73% afirmam conhecer as boas práticas para tal. Além disso, 57% dizem que hoje estão mais preocupados com essa questão do que um ano atrás. E 66% acreditam que isso vai aumentar ainda mais nos próximos 12 meses.
Meios de pagamento
Há um empate técnico na questão sobre qual seria o meio de pagamento online mais seguro, na opinião dos brasileiros: boleto bancário (31%), cartão de crédito (31%) e carteiras digitais (29%). Por sua vez, aqueles apontados como mais inseguros são: transferência bancária (26%), depósito bancário (23%) e cartão de crédito (21%). Note-se que o cartão está tanto entre aqueles considerados mais seguros quanto mais inseguros.
Em caso de fraude em uma compra online, 68% dos brasileiros entendem que a culpa é do site de e-commerce, enquanto 57% culpam os próprios consumidores e 27%, o meio de pagamento – era permitido dar mais de uma resposta.
PayPal
“Não tem como desvincular segurança de pagamento digital. Hoje, costumamos dizer que a PayPal é uma empresa mais de prevenção à fraude do que de qualquer outra coisa. Trabalhamos com modelos preditivos, inteligência artificial, machine learning”, comentou Felipe Facchini, diretor de vendas da área de middle market da PayPal. Ele destacou que a taxa média de fraudes em transações pelo PayPal é uma das menores do mundo, variando entre 0,28% e 0,32% a cada trimestre.