A Cargo, uma empresa que oferta doces dentro dos carros da Uber, lançou seu serviço no Brasil nesta segunda-feira, 20. A companhia confirmou sua chegada em seu perfil no Twitter, a primeira expansão fora dos Estados Unidos.
We are pleased to announce that we are officially live in São Paulo and Rio de Janeiro! These mark our first international markets. Olá, Brazil! ?? #rio #sp #cargoforbrazil pic.twitter.com/SPoJQhGZkh
— Cargo (@GetCargoToday) 20 de maio de 2019
O site para cadastro dos motoristas já está no ar.
Mais tarde, em resposta por e-mail a Mobile Time, a companhia afirmou que possui mais de 1 mil motoristas brasileiros em São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades escolhidas para o seu lançamento. Além disso, a empresa confirmou que haverá planos para expansão no Brasil e em outras cidades na América Latina. A companhia frisa que é parceria da Uber, portanto, não há planos de expansão para outros apps.
Por outro lado, há outros braços no negócio da Cargo, como marketing para ações publicitárias com marcas e empresas colocando suas mensagens e campanhas dentro dos carros, e um programa de negócios com empresas alimentícias para eles oferecerem produtos dentro do carro. E a Cargo confirmou que, sim, esses negócios vêm para o Brasil.
Como funciona
Atuando com mais de 20 mil motoristas em 11 cidades dos EUA, a empresa permite que motoristas vendam doces dentro do carro por meio de sua Cargo Box, uma caixa que oferece balas, chicletes, chocolates e outros doces aos passageiros, o que permite uma forma extra de dinheiro ao condutor.
No Brasil, o motorista se cadastra pelo site e depois se encaminha em uma loja credenciada da rede AM/PM, nos postos Ipiranga, para instalar a caixa de venda de doces, a Cargo Box. Dentro da caixa haverá produtos bem conhecidos do público brasileiro, como biscoito Toddy Cookies, balas de Amoras Fini e barras de proteína probiótica Whey.
Para comprar, o passageiro escaneia com a câmera do celular o QR Code dos doces pelo app da Cargo. Ou pode digitar o código que está localizado na caixa no site de compras da Cargo. O pagamento é feito com cartão de crédito. A Cargo repassa 25% da venda aos motoristas e mais a gorjeta. O condutor associado da Cargo não paga pela caixa de doces.
Ao todo, US$ 7 milhões já foram repassados aos profissionais norte-americanos desde o lançamento da plataforma em 2017.