1,4 bilhão de celulares serão distribuídos ao varejo mundial este ano, o que representará uma queda de 2% em relação a 2018, prevê a IDC. Para primeiro semestre deste ano, a expectativa do recuo é mais acentuada, 5,5% ante o primeiro semestre de 2018. Contudo, a IDC acredita que haverá um leve aumento de 1,4% no envio de smartphones ao varejo no segundo semestre de 2019, puxado pelas vendas de devices no mercado indiano, entrada de dispositivos premium mais baratos e aceleração das redes com 5G.
Porém, os smartphones com 5G devem responder apenas por 0,5% em 2019. A IDC ainda ressaltou que a grande incerteza que pode mudar o desenvolvimento do mercado é a disputa comercial entre Estados Unidos e China.
Expectativa no mercado de smartphones por plataforma em 2019 | |||
Platforma | 2019 envio em milhão* | 2019 Market Share* | Crescimento ano a ano* |
Android | 1,191 | 86,7% | 0,10% |
iOS | 183,5 | 13,3% | -12,10% |
Outros | 0,1 | 0% | -89,80% |
Total | 1,375 | 100% | -1,90% |
iPhone x Android
A principal queda em vendas ao varejo será de smartphones da Apple. A IDC prevê um recuo de 12% no envio de handsets, com 183,5 milhões de iPhones distribuídos, equivalente a 13,3% de market share. Por outro lado, o Android terá leve aumento do market share, de 85% para 86,7%, com 1,2 bilhão de dispositivos.
Os analistas da empresa não acreditam que o fato de a Apple não lançar um smartphone com 5G atrapalhará suas receitas. Por outro lado, a companhia aponta um movimento importante da fabricante para o aumento das receitas com o início das vendas de seus iPhones recondicionados.
Vestíveis
Já sobre vestíveis, a IDC analisou os envios ao longo do primeiro trimestre de 2019. A empresa de pesquisas indica um crescimento de 55% na comparação ano a ano, de 32 milhões para 49,6 milhões no mercado global. A Apple lidera o segmento com 13 milhões de wearables, um crescimento de 50% e market share de 26%, na comparação ano a ano. O movimento foi puxado pelas vendas do Apple Watch Série 4.
A Xiaomi aparece em segundo lugar, com um aumento de 68% no envio de dispositivos, de 3,9 milhões para 6,6 milhões, com um market share de 13,3%. A fabricante chinesa teve um incremento graças à boa performance da sua pulseira inteligente Mi Band.
Envolvida em um imbróglio comercial com os Estados Unidos, a Huawei foi a companhia que teve melhor performance no segmento, um aumento de 282% com 5 milhões de wearables enviados no primeiro trimestre de 2019, ante 1,3 milhão um ano antes. Com uma fatia de mercado de 10% (aumento de 6 pontos percentuais), o recente sucesso da chinesa está relacionado às vendas combinadas de smartphones com vestíveis.
Outra empresa com bom desempenho foi a Samsung. A fabricante sul-coreana aumentou em 151,5% o volume de wearables enviados ao varejo, passando de 1,7 milhão para 4,3 milhões de unidades. A venda do novo smartphones Galaxy S10 com wearables e o incremento das comercializações de fones da marca JBL ajudaram a colocar a Samsung na quarta posição do mercado com 8,7% de market share.
Por fim, a Fitbit enviou 2,9 milhões de dispositivos ao mercado global, um incremento de 36% ante 2,3 milhões o primeiro trimestre de 2018. Contudo, o crescimento dos outros players e apostas da companhia nos segmentos de saúde e corporativo a colocaram na quinta posição no mercado com 6% de share – queda de 0.9 ponto percentual.
Envio de wearables no 1T19- Geral | |||||
Empresa | 1T19 envio de wearables (em milhões) | 1T19 Market Share | 1T18 envios (em milhões) | 1T18 Market Share | Crescimento ano a ano |
1. Apple | 12,8 | 25,80% | 8,6 | 26,80% | 49,50% |
2. Xiaomi | 6,6 | 13,30% | 3,9 | 12,30% | 68,20% |
3. Huawei | 5 | 10,00% | 1,3 | 4,10% | 282,20% |
4. Samsung | 4,3 | 8,70% | 1,7 | 5,30% | 151,60% |
5. Fitbit | 2,9 | 5,90% | 2,2 | 6,80% | 35,70% |
Outros | 18 | 36,30% | 14,3 | 44,80% | 26,00% |
Total | 49,6 | 100,00% | 31,9 | 100,00% | 55,20% |