As companhias de tecnologia lideram o Top BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2019. Em primeiro, está a Amazon que, apesar de ser considerada da categoria varejo, tem a inovação tecnológica sua principal característica. Há ainda no Top 10 Apple (2º lugar), Google (3º), que, no ano passado, era a número 1, Microsoft (4º), Visa (5º), Facebook (6º), Alibaba (7º), Tencent (8º), McDonald’s (9º) e AT&T (10º). A soma dos valores das marcas de tecnologia de consumo ultrapassam US $1 trilhão. Ao todo, o ranking reúne US$ 4,7 trilhões em valor de marca.
O ranking existe desde 2006 e as empresas de tecnologia sempre lideraram a lista, sendo a Microsoft a estreante do primeiro lugar naquele ano. A Amazon (US$ 315,5 bilhões) teve um crescimento de 52% no valor da marca em relação ao ano anterior, e está à frente da Apple (US$ 309,5 bilhões) e do Google (US$ 309,0 bilhões), ambas com um aumento de 3% e 2%, respectivamente.
O Facebook permaneceu na sexta posição, enquanto o Alibaba superou a Tencent e se tornou a marca chinesa mais valiosa, subindo duas posições, indo para o 7º lugar e crescendo mais de 16% para US$ 131,2 bilhões. Já a Tencent caiu três posições e foi para o 8º lugar, com queda de 27%, para US$ 130,9 bilhões, em relação ao ano anterior.
Entre as empresas que mais subiram no ranking, o destaque é o Instagram, atual 44º lugar, com US$ 28,2 bilhões, e que teve valorização de 95%. Em 4º lugar está Salesforce, com US$ 26,917 bilhões e crescimento de 58%. E, em oitavo no ranking das empresas que mais cresceram, está a Uber, com US$ 24,206 bilhões e com aumento de valor de marca de 51%.