O uso de QR codes e de apps para pagamentos em lojas físicas está crescendo no Brasil, revela pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). De acordo com o estudo, 24% dos consumidores brasileiros costumam utilizar apps para realizar compras em lojas físicas e 17%, especificamente, pagam com QR codes. Um ano atrás, apenas 4% costumavam usar apps, enquanto QR codes sequer haviam sido citados nas respostas. Foram entrevistados 500 consumidores de todo o País. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

A SBVC também entrevistou um grupo de grandes varejistas de seis segmentos para saber quais as formas de pagamento aceitas em suas lojas físicas. 27% aceitam pagamento via algum aplicativo móvel, mas nenhum dos varejos entrevistados recebe por QR code, o que indica que este meio de pagamento ainda tem pouca capilaridade e está mais presente em estabelecimentos de pequeno porte. Para se ter uma ideia, os demais meios de pagamento e a proporção de varejistas entrevistados que os aceitam foram os seguintes: dinheiro (100%), cartão de crédito à vista (100%), cartão de débito (91%), cartão de crédito parcelado (91%), boleto (55%), cartão de benefícios (45%), cartão da loja (36%), cheque (27%), outros (9%).

Por outro lado, 82% dos varejistas entrevistados afirmam que pretendem adotar pagamento por QR code. Entre os 18% que não pretendem, os principais motivos apontados foram: ainda é pouco utilizado (50%); a implementação é difícil (25%); faltam informações (25%).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!