A receita de aplicativos através dos sistemas de billing da Google Play e da App Store foi de US$ 39,7 bilhões no primeiro semestre de 2019, um aumento de 15,4% ante US$ 34,4 bilhões registrada um ano antes. De acordo com dados publicados pela Sensor Tower nesta quarta-feira, 3, os apps que mais geraram receita foram Tinder, com US$ 497 milhões; Netflix, com US$ 399 milhões; e Tencent Video com US$ 278 milhões.
Na divisão por loja, os usuários da App Store gastaram US$ 25,5 bilhões, um incremento de 13% comparado aos US$ 22,6 bilhões registrados na primeira metade de 2018. E a Google Play teve um crescimento de 20% no período, passando de US$ 11,8 bilhões para US$ 14,2 bilhões.
Downloads gerais
Em aplicativos instalados pela primeira vez, a empresa de análise de mercado observou uma queda de 1,5% nos downloads entre os usuários de iOS, saindo de 15 bilhões para 14,8 bilhões de apps baixados no período. Por sua vez, os usuários do Android aumentaram o volume de downloads em 16,5%, totalizando 42 bilhões contra 36 bilhões de um ano antes.
Mesmo com o resultado próximo de três vezes (2,8x) superior para o Google em downloads no primeiro semestre de 2019, a Apple conseguiu quase duas vezes (1,8x) em receita apenas com um terço das instalações do Google, como observou a Sensor Tower.
No total de downloads, o crescimento foi de 11% com 56,7 bilhões de apps instalados pela primeira vez, contra 51 bilhões um ano antes. Os aplicativos mais baixados na primeira metade do ano foram WhatsApp, Messenger, Facebook, TikTok e Instagram.
Receita em jogos
Em gastos com jogos móveis foi registrado um incremento de 11,5% com US$ 29,6 bilhões somando as duas lojas, ante US$ 26,6 bilhões do primeiro semestre de 2018. Os apps que mais geraram receita foram Honor of Kings, da Tencent, com US$ 728 milhões (sem incluir os downloads da loja alternativa para usuários Android na China); Fate/Grand Order, com US$ 628 milhões; e Monster Strike, com US$ 566 milhões.
E a receita com games na divisão entre Google Play e App Store no semestre ficaram da seguinte forma: o faturamento no marketplace da Apple subiu 8%, de US$ 16,3 bilhões para US$ 17,6 bilhões; e a loja de apps oficial do Android passou de US$ 10,3 bilhões para US$ 12 bilhões, um aumento de 17%.
Downloads em jogos
Em downloads de games mobile pela primeira vez nota-se a liderança da Tencent. Dos três jogos mais baixados no primeiro semestre de 2019, dois são da empresa chinesa (Garena Free Fire e PUBG Mobile). A exceção foi o Color Bump 3D, do estúdio turco Good Job Games.
O total de downloads de jogos feitos por usuários Android e iOS foi de 20 bilhões, um aumento de 3,2% ante 19,5 bilhões registrados um ano antes. Desses, o marketplace do Google respondeu por 15,7 bilhões, um incremento de 4,6% ante 15 bilhões do primeiro semestre de 2018. Por sua vez, a App Store teve uma queda de 1,4% nas instalações, saindo de 4,5 bilhões para 4,4 bilhões de downloads.