A Skol e o aplicativo Zé Delivery (Android, iOS) criaram um botão físico para entrega imediata de cerveja, o SOS Skol. O projeto tecnológico foi apresentado pela Pontomobi para o app, e desenvolvido em conjunto pelos engenheiros de ambas empresas.
Segundo Léo Xavier, CEO da Pontomobi, a ideia do SOS Skol foi inspirada no “dash button” da Amazon, um pequeno equipamento que permite ao consumidor comprar produtos no e-commerce ao apertar um botão. Assim como acontece com o equipamento da varejista, o usuário que recebe o botão do Zé Delivery estabelece um pedido padrão. Ao apertar o botão, a entrega acontece com a mesma agilidade que um pedido habitual do Zé Delivery.
“A Amazon teve um papel-chave com seu dash button na tradução para o público geral sobre o que é ‘essa tal de Internet das Coisas’. Aqui, a preocupação, além do movimento de inovação, é garantir que o botão faça parte da estratégia de canais da marca e que, ao criar comportamentos, possa ser capaz de mexer o ponteiro de vendas, além de reforçar seu posicionamento de inovação e pioneirismo”, disse Xavier.
O botão será distribuído aos 180 usuários que mais pedem a bebida. Porém, clientes em Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo podem se cadastrar no aplicativo para entrar numa fila de espera para receber o botão. Importante frisar que apenas o primeiro pedido precisa ser feito com Skol. É possível reprogramá-lo para alterar o pedido e receber outro produto vendido pelo app.
Claudio Azevedo, head de marketing e desenvolvimento do Zé Delivery, explicou que o modelo de negócios do dash button é baseado na economia da recorrência, ou seja, a manutenção do consumidor que faz compras frequentemente no app.
“Surgiu uma oportunidade de atender melhor os clientes do Zé Delivery que costumam fazer o mesmo pedido diversas vezes. Quem utilizar o botão não vai gastar nada além do que qualquer outro pedido feito pelo app. As receitas são divididas como em qualquer venda de produto entre marca e aplicativo”, afirmou Azevedo.