A operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) Veek vai suspender suas operações a partir desta quinta-feira, 25, quando será interrompida a venda de novos chips pela empresa. A notícia foi comunicada a seus usuários por email e será incluída também em seu aplicativo, que deixará de funcionar. A Veek é uma MVNO focada no público jovem, com todo o atendimento realizado digitalmente e tendo como diferencial a transparência e a simplicidade dos preços. Ela foi fundada e é dirigida pelo executivo Alberto Blanco, ex-diretor de marketing da Oi.
“Essa difícil decisão foi tomada após diversos desalinhamentos técnicos e operacionais iniciados por problemas de recargas, principalmente cartão de crédito, que atingiram nossos clientes de forma massiva e nos impactou de maneira muito negativa”, escreve a Veek em seu comunicado.
Pelo que apurou Mobile Time, a Veek e a Surf Telecom, empresa que atuava como sua MVNE, vinham se desentendendo há mais de seis meses em relação ao repasse da receita com recargas, o que culminou com o rompimento da relação comercial entre as duas. Em janeiro, a Surf Telecom cortou o canal de recarga da Veek, passando a oferecer seus próprios canais para os usuários da MVNO. Desde então, por conta da disputa, a base de assinantes da Veek vem diminuindo mês a mês, e hoje se restringe a poucos milhares. Com a suspensão das operações, eles serão assumidos pela Surf Telecom.
Veek e Geek
A Surf Telecom informou que os assinantes da Veek serão transferidos para outra MVNO conectada à sua plataforma, a Geek. Ela é gerenciada pelo mesmo grupo que cuida da GospelCel, focada no público evangélico. Um comunicado será enviado para os usuários nesta quinta-feira, 25.
Por sua vez, a Veek será relançada até o fim do ano, em parceria com outra operadora, mantendo seu foco no público jovem e com um modelo de cobrança e de atendimento transparente e simplificado.