|Atualizado em 21 de agosto, às 16h54| O WhatsApp abriu sua API e seu modelo de negócios para mensageria A2P em agosto do ano passado. Em apenas um ano de operação, já conquistou o mercado nacional de desenvolvedores de bots. De acordo com a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time, 75% das produtoras de robôs de conversação que atuam no País já desenvolveram bots para o WhatsApp. O canal fica atrás apenas do Facebook Messenger (86%) e de sites na web (84%). O interesse dos desenvolvedores decorre da demanda das marcas por usar o WhatsApp como canal de comunicação, o que é compreensível diante da hegemonia desse aplicativo de mensagens no Brasil.
Além disso, em um ano, subiu de 5% para 18% a proporção de desenvolvedores de bots que declaram que o WhatsApp é o canal onde têm mais robôs de conversação hoje. No mesmo intervalo de tempo, o Facebook Messenger caiu drasticamente, de 41% para 19%, perdendo a liderança para os sites na web. Hoje, 43% dos desenvolvedores afirmam que o canal onde têm mais bots são sites na web – um ano atrás eram 38%. A tendência é de que o WhatsApp supere o Facebook Messenger ao longo deste ano e se aproxime dos sites na web como o principal canal para bots no Brasil, em quantidade de robôs em operação.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots foi elaborado com base em dados fornecidos por 83 produtoras de robôs de conversação que atuam no País. Esta é a terceira edição do projeto, cujo relatório pode ser baixado de graça aqui.