No último dia 23 de agosto, uma polêmica chegou às redes sociais com celebridades reproduzindo fotos para explicar suas posições sobre as queimadas na Amazônia. Veículos como a Rede Globo acusaram que essas imagens veiculadas eram antigas. Não vou entrar no mérito se é fake news ou não, mas minha ideia aqui é apresentar um aplicativo de busca reversa de imagem.
O Photo Sherlock (Android, iOS) permite que o usuário procure informações sobre uma imagem. Com ele, um usuário consegue achar o criador da foto e até checar se aquela imagem de fato é falsa ou verdadeira.
A busca é feita pelo Google. Quando encontrado, o aplicativo mostra: dia, horário e até nome do fotógrafo. Caso não encontre o nome do autor, o app indica a busca pelo Yandex, em outro app da empresa (Vkontakte) ou mostra as informações mais próximas daquela foto, como por exemplo, uma notícia ligada a ela.
O app funciona em alguns casos, como com fotos da agência Reuters. Ou quando não encontra uma fake news, ele mostra uma checagem feita por algum veículo noticioso que confirma que aquela imagem é mentira.
Contudo, o Photo Sherlock falhou bastante nos testes. Não foram todas imagens, inclusive paisagens ou celebridades, que foram reconhecidos. Além disso, o app está em inglês e tem muitas propagandas.
Por outro lado, em seu favor pesa que não há muitas aplicações gratuitas (que funcionam bem) com busca reversa.