É barato convencer um brasileiro a instalar um jogo móvel e a se registrar dentro dele com seus dados pessoais. Difícil, contudo, é convencê-lo a fazer alguma compra dentro do game. É o que revela relatório mundial elaborado pela Liftoff entre junho de 2018 e maio de 2019 com base em campanhas de publicidade móvel de 555 jogos, que somaram 107,4 bilhões de impressões, 1,6 bilhão de cliques, 81,8 milhões de instalações, 3,8 milhões de cadastros preenchidos e 14 milhões de compras in-app realizadas.

O relatório compara os nove grandes mercados de jogos móveis: Alemanha, Brasil, Canadá, China Coreia do Sul, EUA, Japão, Reino Unido e Rússia. Dentre eles, o custo de instalação de um jogo móvel por um usuário brasileiro é o segundo mais baixo: US$ 1,42, em média. O Brasil fica atrás apenas da China, cujo custo de instalação é de US$ 1,32. Para efeito de comparação, o usuário mais caro para se conquistar é o japonês (US$ 5,35 por instalação), seguido pelo canadense (US$ 5,12).

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Custo de aquisição de usuário de jogo móvel por país, de acordo com relatório da Liftoff

O brasileiro é o mais propenso a se registrar no jogo, fornecendo seus dados pessoais em um cadastro. O custo por registro de um jogador nacional é de apenas US$ 2,05. O Brasil tem também a mais alta taxa de conversão de campanhas de registro entre os nove mercados avaliados: 69,3%. O usuário russo é o segundo mais barato para se obter seu cadastro: US$ 3,85. O mais caro, neste caso, é o norte-americano, cinco vezes mais que o brasileiro: US$ 10,77. E o mercado com menor taxa de conversão para campanhas com essa finalidade é o da Coreia do Sul (43,5%).

O que as campanhas de publicidade de jogos móveis não conseguem é levar o brasileiro a abrir sua carteira para compras in-app. A taxa de conversão para isso no Brasil é a menor de todas (4,2%), a um custo de US$ 33,88. A maior taxa de conversão está nos EUA (12,9%), mas o gamer mais caro a ser convencido para realizar compras in-app é o sul-coreano (US$ 65, 95), que custa quase o dobro do brasileiro.

Mundo

Na média mundial, o custo de instalação de um jogo móvel hoje é de US$ 4,37. O custo de registro, por sua vez, é de US$ 9,17, com uma taxa de conversão de 47,7%. E o custo para gerar uma compra dentro de um jogo é de US$ 35,42, com taxa de conversão de 12,3%. Na comparação entre os sistemas operacionais, os custos médios no iOS são maiores, mas, em compensação, as taxas de conversão são melhores.

 

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