O Mercado Envios apresentou nesta quinta-feira, 29, duas parcerias para agilizar as entregas de seu marketplace no Brasil, com Azul Cargo Express e Kangu. Na ação com a companhia aérea, a divisão de logística do Mercado Livre firmou uma parceria para levar as encomendas aéreas exclusivamente com os 900 voos da Azul, além de ofertar entregas para o dia seguinte (Next Day) após a compra para até 16 cidades do País.
“Temos 200 mil entregas por mês com a Azul. Agora teremos mais exclusividade. No futuro queremos levar para todas as cidades brasileiros o Next Day”, disse Leandro Bassoi, vice-presidente de Mercado Envios para América Latina. “Queremos expandir o Next Day rápido. Mas é um desafio que combina tecnologia e físico. Mesmo com todo dinheiro, eu não conseguiria fazer isso do dia para noite”.
Por sua vez, a solução com a Kangu se chamas Places, um projeto em fase piloto. Com atuação inicial em São Paulo, esse serviço permite que locais físicos recebam pacotes de vendedores do marketplace. Os produtos são retirados pela equipe de cross-docking do Mercado Envios, que, por sua vez, envia o produto ao consumidor.
“Estamos abrindo dez pontos físicos aqui em SP para coleta e entrega de pacotes. Mas a ideia é ter 300 pontos até o final do ano”, afirmou. O executivo explicou que embora os dez primeiros locais sejam do Mercado Livre, os próximos poderão ser feitos com parceiros estratégicos.
Além de Kangu e Azul, o Mercado Envios tem parceria com o Delivery Center e a BR Malls para entregas no mesmo dia que o consumidor faz a compra.
Bassoi revelou que a companhia está testando uma empilhadeira autônoma e que estuda também entregas autônomas.
Investimento e consolidação
A companhia recentemente expandiu sua malha de logística com a inauguração de um centro de distribuição de Fullfilment (produtos de clientes do marketplace) em Cajamar, cidade na região metropolitana da São Paulo. Com o espaço, a empresa tem 200 mil metros quadrados em cinco pontos físicos. Com os investimentos, a empresa aumentou de 5% para 30% as entregas feitas por meio de sua malha logística, na comparação entre o segundo trimestre de 2019 e o ano passado.
O vice-presidente do Mercado Envios descarta por enquanto um processo de consolidação no mercado de entregas. “O mercado de last mile é muito carente. Antes de ter uma consolidação, nós temos que melhorar o serviço”, disse. “É o começo da onda de startups de logística. Se pegarmos os últimos 15 anos de e-commerce tinha muito investimento em startups e soluções de marketing, tecnologia, segurança e fraude, por exemplo. Agora é o momento da logística”.