Um dos maiores entraves para a popularização do RCS é a demora das operadoras em adotarem a tecnologia mundo afora. Enquanto isso, assinantes das teles que já implementaram o RCS só conseguem se comunicar entre si. Quando uma mensagem é enviada de um aparelho habilitado para outro de uma operadora que não tem RCS, é usado o tradicional SMS. Com o intuito de contornar a frustração das pessoas (e também das marcas que utilizarem esse canal para conversarem com seus consumidores), o Google desenvolveu uma solução de rede temporária de RCS na nuvem, chamada de “Google Guest Cloud”.
A solução por enquanto está em operação somente no Reino Unido e na França. Nesses mercados, quando uma mensagem é enviada de um terminal habilitado por RCS para outro que está em uma operadora sem a plataforma, a rede temporária é acionada para que a conversa aconteça dentro da nova tecnologia. Assim, o destinatário precisa ter ao menos um smartphone Android com o aplicativo Android Messages instalado, sem depender mais de a sua operadora ter implementado uma plataforma RCS.
A ideia do Google é que a solução do Google Guest Cloud seja expandida para o resto do mundo ao longo de 2020. Conforme as operadoras forem adotando plataformas de RCS (sejam do Google ou de outros fornecedores, como Mavenir), a solução de rede temporária vai deixando de ser utilizada.
No Brasil, somente Oi e Vivo lançaram oficialmente o RCS. Mobile Time testou e comprovou a interoperabilidade de RCS entre as duas.
Outras barreiras
Há outros obstáculos a serem enfrentados para a popularização do RCS. Um deles é a necessidade de instalação de um app de mensageria compatível, como o Android Messages. Há expectativa de que a Samsung adapte seu app de mensagens para RCS também.
Outro obstáculo é o opt-in. Mesmo com um app compatível instalado, o usuário precisa ainda autorizar o funcionamento do RCS, a partir de um opt-in concedido em uma mensagem de pop-up. A adesão no momento está abaixo de 50%, porque muita gente não entende direito do que se trata. O Google estuda incluir o opt-in nos termos de serviço do Android Messages, de forma que ao baixá-lo o usuário já esteja aceitando o RCS – caso não queira, precisará pró-ativamente pedir o opt-out. Uma outra alternativa para o futuro seria incluir o opt-in ao RCS nos contratos de serviços de telecom das operadoras.