Associacao Libra

O projeto da criptomoeda do Facebook, Libra, sofreu novas baixas nesta sexta-feira, 11. Ao menos quatro grandes empresas confirmaram a saída do projeto: Ebay (e-commerce), Stripe (meio de pagamento), Visa (bandeira) e Mastercard (bandeira).

Stripe e Ebay foram as primeiras a confirmar a saída em entrevistas ao Financial Times. Um porta-voz da empresa de comércio eletrônico disse que estão focados em “implementar a experiência de pagamentos gerenciados do eBay para os nossos clientes”.

Em seguida, o cocriador do Libra, David Marcus, confirmou a saída das duas bandeiras de cartões por meio de publicação no Twitter: “Agradeço à Visa e à Mastercard por esperar a 11ª hora. A pressão tem sido intensa e eu respeito a decisão deles de esperar até que haja clareza regulatória para Libra contra as ameaças invocadas (por muitos) em seus negócios”.

Em nota publicada em seu site, a Visa disse que continua interessada na criptomoeda, mas o regulatório por trás da moeda pesou na decisão de sua saída: “A Visa decidiu não entrar na Associação Libra no momento. Continuaremos a avaliar (a criptomoeda) e nossa decisão final será determinada por vários fatores, incluindo a capacidade de a Associação satisfazer plenamente todas as expectativas regulatórias necessárias”.

“O interesse contínuo da Visa em Libra deriva da nossa crença de que as redes bem regulamentadas baseadas em Blockchain podem trazer o valor de pagamentos digitais seguros a um número maior de pessoas e lugares, principalmente em mercados emergentes e em desenvolvimento”, completou a nota.

As companhias juntam-se ao PayPal. A carteira digital deixou a associação na última sexta-feira, 4.

Momento

A saída das empresas surge em dois momentos vitais para a Libra: o escrutínio de reguladores europeus, e o primeiro encontro das empresas associadas na próxima segunda-feira, 14. Prevendo a debandada após a saída do PayPal, o perfil oficial da criptomoeda no Twitter publicou um apelo às empresas e reguladoras no último dia, 4.

“Reconhecemos que mudanças são difíceis, e que cada organização que começou esta jornada terá que fazer suas análises de riscos e valores de estarem comprometidas às mudanças que a Libra promete trazer”, escreveu a companhia no microblog.

Único participante latino-americano do projeto, o Mercado Pago foi procurado por Mobile Time na noite desta sexta-feira para confirmar se continua no projeto. A companhia não respondeu até o final desta reportagem.

 

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