A MediaTek pretende manter a base de 45 modelos de smartphones lançados com seu chip na América Latina por ano em 2020. A informação foi compartilhada pelo gerente geral da empresa no Brasil, Samir Vani, durante encontro com jornalistas especializados na tarde desta terça-feira, 19.
“Devemos focar no mesmo número de smartphones que alcançamos em 2019 (45) em 2020, pois o ciclo de lançamentos de handsets mudou”, disse Vani. “Antes, o lançamento dos celulares era anual, mas mudou para semestral. Isso é uma tendência que veio do mercado chinês”.
A companhia também concentrará seus esforços em lançamentos da faixa intermediária de preço, um segmento que responde por 80% das vendas do mercado global de smartphones, segundo dados de análise interna da empresa.
Sobre os 10% do mercado de handsets premium, ele afirmou não ver vantagem para a MediaTek atuar neste segmento, uma vez que o investimento seria muito alto e os líderes (Huawei, Apple e Samsung) usam chipsets próprios.
Tendências
Para 2020, o gerente geral da MediaTek mira em outros mercados para crescer no mercado latino-americano. Um deles é o segmento de NB-IoT com módulos conectados para aplicações de Internet das Coisas em agronegócios, indústria, saúde e cidades inteligentes, por exemplo. Outro segmento que a companhia vê com potencial para o próximo ano é o de carros conectados.