Ao desenvolver o app para contratação de prestadores de serviço IndiqueAí (Android, iOS), Felipe Bittencourt misturou a praticidade do mundo virtual com a boa e velha indicação dos amigos. O boca a boca entre os usuários acaba sendo, segundo o sócio da aplicação, seu diferencial dos concorrentes como o GetNinjas (Android, iOS) ou o Helipe (Android, iOS). Mas, vale dizer, para o bom funcionamento da ferramenta, é preciso conectar o aplicativo ao Facebook e/ou à agenda de contatos do smartphone.
O usuário escolhe um dos mais de 50 tipos de serviços oferecidos pelos profissionais que usam a ferramenta. Há desde eletricista, encanador, babá, serviços gerais, manicure e esteticista, até instalador de ar-condicionado e professor particular de inglês. Ao escolher, o usuário recebe uma lista de profissionais disponíveis para aquela necessidade, ranqueados de acordo com as indicações dos próprios amigos, a partir de sua rede de contatos no smartphone ou da rede social.
Para negociar o tipo de serviço a ser realizado e o preço, existe um chat para as partes conversarem, sendo que o usuário pode contactar quantos profissionais achar necessário, sempre em janelas de conversas individuais.
“Quando você vai procurar um profissional para resolver algo em sua casa, recorre à sua rede de amigos. Mas, quando você procura alguém pela Internet, são profissionais desconhecidos. Com o IndiqueAí, minha ideia era trazer a rapidez do mundo virtual com a assertividade das indicações dos amigos”, explica Bittencourt.
Outro ponto importante para o desenvolvedor do aplicativo é o tratamento dado aos profissionais cadastrados na plataforma. “Nossa grande diferença está no fato de que tratamos essas pessoas de maneira justa. Não exploramos o profissional. Cada avaliação do prestador de serviço ficará na plataforma sempre. Assim, se alguém usou o instalador de ar-condicionado João dois anos atrás, e fez uma avaliação dos seus serviços, aquilo ficará na plataforma. E sempre que os amigos dessa pessoa que avaliou o João há dois anos forem procurar por um instalador de ar-condicionado verão o que disse o amigo na época”.
De acordo com Bittencourt, as recomendações acabam se espalhando rapidamente com o IndiqueAí. “A alavancagem do prestador de serviço é tremenda. Caso um profissional visite cinco clientes na semana, e esses cinco clientes tiverem dez amigos na rede, no fim, o profissional tem 50 potenciais clientes.”, calcula.
O modelo de negócios do IndiqueAí ainda não está fechado por completo. No momento, é gratuito nos três primeiros meses. Depois, deverá ser cobrada uma taxa entre R$ 10 a R$ 15, do profissional, após a contratação do serviço.
Por enquanto, o IndiqueAí está concentrado em Blumenau (SC) e região. Porém, 30% dos profissionais que usam o app estão espalhados por outras regiões do País. A plataforma possui 3 mil usuários cadastrados, sendo metade de profissionais e a outra metade de clientes.
“Para 2020, vamos expandir para várias cidades. Por enquanto, queremos nos concentrar no estado de Santa Catarina e proximidades porque precisamos de muito investimento em marketing. Mas nosso objetivo é sermos uma referência para serviços, assim como o Uber é para transporte individual ou o iFood é para delivery”.