A Huawei apresentou oficialmente para o Brasil o seu assistente virtual para usuários, o Huawei Assistant, e a plataforma para desenvolvedores habilitada para esse assistente, a Huawei Ability Gallery. A solução foi lançada na América Latina em outubro, no México, mas foi demonstrada para os profissionais brasileiros durante o Huawei Developer Day na última quinta-feira, 5, em São Paulo.
Para o usuário, o Assistant oferece funções como planejamento de viagens, cards de acessos aos apps e funções, uso de inteligência artificial para traduzir informações e dicas de viagens. Por sua vez, o Ability Gallery permite a desenvolvedores a criação de ferramentas intuitivas com módulos dedicados a customizações dos aplicativos, sem cobrança até o final de 2020.
“O Huawei Assistant vai funcionar com cada idioma correspondente de cada país. O usuário não sabe o que é o Ability Gallery, ele sabe o que é o Assistant. O Ability Gallery é o nome apenas para o desenvolvedor”, explicou Daniel Dias, gerente sênior de desenvolvimento de negócios e de Go-To-Market (GTM) da Huawei Brasil.
“Para quem é desenvolvedor Huawei, o profissional escolhe a integração, desenvolve a habilidade, configura a intenção do serviço, a entrega, libera o serviço para teste. Então, a curadoria da Huawei libera o serviço na Ability Gallery”, completou Dias.
Uma das empresas que criou uma habilidade para o assistente é a Tapps Games. De acordo com CTO da companhia de jogos digitais, Fernando Fontes, 15 jogos estão na plataforma. Um dos motivos para a adoção do Gallery está no fato de a Tapps ter 15% do total de downloads dos seus jogos em handsets Huawei.
Em 2019, o Assistant tem 340 milhões de usuários e 130 milhões de usuários ativos mensais (MAUs). Desses, 33 milhões habilitaram os cartões no assistente virtual, 10,5 milhões estão expostos aos cartões e 850 mil deles clicaram nos cards.
Ecossistema
Funcionando em smartphones, TVs e relógios da fabricante chinesa, o Huawei Assistant chega ao Brasil para dispositivos do ecossistema Huawei Mobile Service (HMS) com sistema operacional Android, mas sem acesso aos aplicativos da Google Play nem acesso ao Google Assistente. Com isso, o Huawei Assistant e a App Gallery (loja de apps da Huawei) ganham destaque entre os usuários de seus dispositivos.
“Desde 2018 estamos em expansão do HMS, conversando com os principais desenvolvedores para apresentar o App Gallery, o Assistant/Ability e o HMS. Queremos trazer todos os apps que estão no mercado. Tivemos receptividade com bancos, agência de viagens, mensageiros, transportes”, disse Dias.
Apps
No App Gallery, um dos destaques é a Ø1 Digital. Christian Zaharic, gerente de território da companhia que tem marcas infantis como Galinha Pintadinha, afirmou que pretende levar 25 apps de sua companhia para a loja de aplicativos App Gallery nos próximos três meses. Outro caso de sucesso recente é o da Garena, com seu jogo Free Fire. A desenvolvedora do game teve uma receita de US$ 210 mil na América Latina em seu primeiro mês na loja.
Atualmente, o ecossistema de desenvolvedores da App Gallery conta com mais de 1 milhão de profissionais de todo o mundo, 11 mil aplicativos líderes, 370 milhões de MAUs globais. De acordo com Maria Carolina, gerente sênior de desenvolvimento de negócios do ecossistema do Brasil na Huawei CBG, a loja cresceu 97% em novos downloads e 77% em MAUs fora da China.
“Estamos presentes em 170 países e regiões e temos 530 milhões de usuários. Isso dá uma flexibilidade para explorar outros mercados. A plataforma é totalmente gratuita”, disse Carolina. “Atualmente, os guias do App Gallery para developers estão em inglês, chinês e russo. Estamos desenvolvendo em espanhol e português com apoio da equipe local”.
Vale lembrar, a Huawei passou a vender no Brasil os celulares P30 Lite e P30 Pro neste ano, além do relógio Watch GT. No mundo, a companhia enviou ao mercado 206 milhões de handsets até outubro deste ano e alcançou a segunda posição no share global de smartphones, ficando atrás da Samsung. A expectativa é que a Huawei chegue a 250 milhões de handsets enviados ao mercado mundial em 2019.