A administradora e emissora de cartões Credz possui mais de 900 mil cartões com sensor NFC da bandeira Visa. De acordo com Estevan Portela, diretor de operações da companhia, o volume deve chegar a 1 milhão até o final de dezembro.
Desde 2011, a companhia vem apostando em inovações tecnológicas, como app com Internet grátis com MUV, programa de fidelidade e incentivo de uso de pagamentos eletrônicos por mensageria com Smarkio (envio de SMS – Zenvia e Wavy). Outra novidade é migração dos cartões de plástico com chip e tarja para aqueles com NFC, um processo que começou neste ano. Agora, a empresa começa colher os lucros da operação.
“Nosso cliente está inserido na jornada digital”, disse Portela, ao lembrar que a maioria dos consumidores da Credz são das classes C e D. “Estamos preocupados em dar o que há de mais relevante ao cliente. E queremos deixar tudo claro”.
Atualmente, 30% dos portadores de seus cartões utilizam o app que tem funções como cadastro (onboarding) digital com selfie, fatura digital e o programa de recompensa Club Credz, que traz ofertas para o consumidor e para tentar mantê-lo recorrente em suas compras. O mesmo percentual (30%) de consumidores usam o programa de fidelidade.
Além disso, a companhia enviou, apenas no mês de outubro, mais de 3,8 milhões de mensagens via e-mail, SMS ou notificação push, seja de recibo eletrônico, confirmação do onboarding ou ofertando descontos.
Estratégia
Com clientes em duas frentes, cartões white label e cartão com programa de fidelidade, a Credz possui atualmente 230 parceiras e mais de 3,2 mil pontos de venda. O foco da empresa é em oferta de crédito para o varejo intermediário, ou seja, empresas que faturam de R$ 50 milhões a R$ 1 bilhão. Recentemente, aderiram ao cartão white label TNG, Espaçolaser, Outlet Lingerie e Milli Sapatilhas.
Neste universo, a maioria dos pedidos de cartões ocorre dentro das lojas dos associados da Credz. Tanto que 90% dos cartões saem com a primeira compra feita no comércio que pediram. Contudo, o diretor de operações vê potencial de crescimento em transações no universo online-to-offline (O2O).
“Para nós, hoje, o cliente do O2O é a principal frente de crescimento. Eles já superam os clientes do comércio eletrônico (só online), concentram um tíquete médio que não é alto, mas cresce”, disse o executivo.
Próximas etapas
Para o futuro, a Credz pretende aumentar sua presença no País, pois está concentrada na região metropolitana de São Paulo, interior paulista e no Rio Grande do Sul. E pretende trazer mais dez empresas para o serviço de cartões em 2020. “Crescemos, mas o fator da economia ainda não está firme como esperávamos neste ano. Se o mercado reaquecer, nós podemos crescer mais em 2020”, completou Portela.