Em seis anos de existência, a brasileira Fabapp acumula 600 mil aplicativos móveis criados. Trata-se de uma plataforma na web que permite o desenvolvimento de apps por qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimento de programação. A interface segue o modelo “arraste e solte” para a montagem do app e oferece diversas funcionalidades. A Fabapp cria aplicativos híbridos para Android e iOS, assim como PWA.
“No começo era feito um app a cada três dias na plataforma. Agora é um a cada três minutos”, revela Hugo Yang, fundador e CEO da Fabapp. No entanto, apenas 5% do total de aplicativos criados são efetivamente publicados nas lojas oficiais App Store e Google Play. O custo cobrado por Apple e Google para a publicação acaba sendo uma barreira, assim como a necessidade de um cartão internacional, explica o executivo. Assim, a maioria dos apps desenvolvidos na Fabapp é distribuída como PWA, que pode ser acessado pelo navegador do smartphone.
As verticais que mais utilizam a plataforma são a de negócios locais, como bares, restaurantes e sorveterias; igrejas; e, sazonalmente, políticos. “Neste ano, com as eleições municipais, há uma enxurrada de candidatos a prefeito e a vereador criando apps”, comenta.
As funcionalidades mais adicionadas aos apps são as de catálogo de produtos com botão de pagamento; cadastro/login; e formulário. E uma das mais complexas e que começa a ganhar tração é a de programa de fidelidade, utilizada principalmente por restaurantes, para estimular a recorrência. Também é possível gerir o marketing direto com os usuários do app, por meio do envio de notificações push ou SMS.
A plataforma está sendo permanentemente atualizada com novas funcionalidades. No começo deste ano ganhou uma versão móvel para acesso a indicadores de gestão. Em breve a versão móvel permitirá também a edição dos apps, relata Yang.
Modelo de negócios
A Fabapp cobra uma assinatura por aplicativo desenvolvido. Há também a opção do plano Prime, que é mais caro, mas pelo qual a própria equipe de desenvolvimento da Fabapp constroi o aplicativo para o cliente na plataforma.
Segundo Yang, é comum agências de marketing digital de pequeno ou médio porte recorrerem à Fabapp para desenvolverem aplicativos para seus clientes. Cerca de 3% dos apps criados na plataforma são feitos por essas agências. Recentemente a empresa lançou um programa de parceiros para estimular esse tipo de utilização.
A companhia planeja lançar ainda no primeiro semestre planos mais caros, com mais recursos, dentre os quais um limite maior de envio de notificações push por mês.
2020
Hoje, os aplicativos desenvolvidos a Fabapp somam uma audiência de 3,5 milhões de acessos por dia e 110 milhões por mês. Apenas 500 apps superam a marca de 100 acessos por dia. Uma das metas da empresa para 2020 é ampliar para 5 mil apps com mais de 100 acessos diários. Para atingir esse resultado a plataforma conta com a chegada de funcionalidades que estimulam o compartilhamento de conteúdo e o envio de links diretos de dentro dos apps, como forma de fomentar a viralização.
Lab123
No ano passado, a Fabapp adquiriu a software house Lab123. Os três fundadores da Lab123 viraram sócios-diretores da Fabapp.