A base norte-americana de alto-falantes inteligentes (smart speakers) cresceu 32% em um ano, entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, passando de 119 milhões para 157 milhões de unidades. Ao fim do ano passado, havia 2,6 alto-falantes por casa, ante 2,3 do ano anterior. A informação é da pesquisa Smart Audio Report feita pela rádio nacional dos EUA, a NPR. Ao todo foram entrevistadas por telefone 1.002 pessoas, após o término das compras de final de ano – entre os dias 31 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020.
Em média, 24% da população adulta dos Estados Unidos tem pelo menos um desses dispositivos. Ou seja, uma em cada quatro pessoas – ou 60 milhões de norte-americanos – têm algum modelo de smart speaker em sua residência. Um ano antes esse percentual era de 21%.
Uso e reconhecimento
Entre aqueles que possuem o dispositivo em casa, 33% dos entrevistados dizem que utilizam os alto-falantes várias vezes ao dia; 27% quase todos os dias; 21% ao menos uma vez por semana, 8% menos de uma vez por mês; e 11% nunca usam.
54% dos adultos dos EUA usam os alto-falantes por comando de voz, desses, 24% afirmam que seu uso é diário.
O estudo revela ainda que 84% dos usuários sabem o que é um smart speaker, um aumento de sete pontos percentuais em relação à pesquisa do final de 2018.
Consumo por equipamento
A NPR realizou uma outra análise com foco naquilo que os usuários dos alto-falantes inteligentes escutam, o que chama de “Share of Ear”. Feita com 4 mil pessoas em formulário na web, esse estudo ouviu pessoas a partir de 13 anos de idade, com questionários em inglês e espanhol.
Considerando todos os dispositivos que possuem em casa, o smartphone é o principal equipamento usado para consumo de áudio, com 31%. Em seguida, o rádio AM/FM aparece com 19% e o smart speaker surge empatado com o computador, 17% para cada. Canais de áudio pela TV (6%), TV conectada ou set-top-box (5%) e CD Player (2%) somam 13%.
Consumo por serviço
O resultado do consumo por dispositivo reflete no meio usado para consumir áudio. Os serviços de streaming respondem pela maioria dos acessos (46%), seguidos por rádios AM/FM (24%), músicas compradas (10%), rádio online SiriusXM (8%) e podcasts (5%). Entre os 46% dos usuários de serviços de streaming, a Amazon (15%) lidera e logo atrás aparecem Pandora (12%) e Spotify (9%).
Tempo gasto
Quando separados, os donos de smart speakers dizem que consomem música na maior parte do tempo (77%) ante áudio falado (23%), como podcasts e programas de rádio. Considerando todos os dispositivos, a divisão fica 76% para música e 24% para áudio falado.