Túlio de Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, afirmou que a regulação dos pagamentos instantâneos (PI) pelo Banco Central neste ano no Brasil deve matar a transferência eletrônica digital (TED). Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 24, o executivo apresentou uma ideia de como o cenário ficará positivo para sua empresa após a entrada das regras.
“Hoje, o Banco Central tem uma agenda bem estabelecida com relação aos PI. Acreditamos que trará uma grande revolução ao mercado de meios de pagamento. A TED praticamente vai morrer, pois o seu custo é mais alto que o PI. Com esse movimento, as nossas soluções se fortalecem”, disse Oliveira.
Sobre o Open Banking, o executivo acredita que o Mercado Pago terá mais força a partir da segunda onda, quando as empresas digitais poderão acessar as informações de cliente, como o saldo em conta corrente. Na primeira etapa, ele acredita que o foco será o consumidor, pois terá o controle de seus dados.
QR Code
Na visão do VP do Mercado Pago, o código QR será uma das principais soluções de pagamento. Inclusive, afirmou que sua plataforma é a líder em aceitação neste meio de pagamento, com mais de 170 mil estabelecimento aptos. Lembrou que são fortes no Brasil e na Argentina, e que começam a entrar em outros mercados da região, como México, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai.
Ainda assim, Oliveira reconhece que há desafios para o meio de pagamento: “No QR Code o desafio é criar massa. Tanto de aceitação do comerciante como uso do cliente. É um cenário muito novo e demanda treinamento na ponta (operadora de caixa e garçom, por exemplo), como parcerias com grandes varejistas”.
O executivo afirmou que não cobra taxa nas transações nas operações com QR Code. Mas a companhia começará a cobrar. Para isso deve liberar uma tabela com os valores em breve.
PayPal
Outro tema abordado na conversa foi a parceria com o PayPal. O VP do Mercado Pago explicou que estão trabalhando nas modalidades de opção de pagamento para comerciantes conectados ao PayPal no mundo todo e de integração do Mercado Pago ao PayPal. A terceira solução, de envio de remessas pelo Xoom.com, ainda não está em preparo, mas quando entrar será focada principalmente no mercado mexicano.