O WhatsApp lançou nesta semana sua primeira campanha de marca no mundo. E o país escolhido foi o Brasil. O mote é “Fica só entre nós”, frase que remete à preocupação do mensageiro em garantir a privacidade em seu serviço de comunicação, com criptografia fim a fim.

Foi produzido um vídeo baseado em uma história real: o barracão de uma escola de samba pega fogo e membros de uma agremiação rival se mobilizam via WhatsApp para ajudá-la. A campanha está sendo veiculada no Facebook, no Instagram e em canais de TV aberta e fechada. O vídeo foi produzido pela agência AlmapBBDO.

Os mercados do México, Índia, Alemanha e EUA também ganharão campanhas locais com o mesmo mote, produzidas pela BBDO. Veja abaixo o vídeo.

Análise

Instalado em 98% dos smartphones brasileiros e sendo o app mais presente na homescreen nacional de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, por que o WhatsApp precisaria se preocupar em investir em marketing para promover sua marca? Há várias razões. Primeiro, o hackeamento do Telegram em celulares de figuras públicas levantou dúvidas sobre a segurança da comunicação em mensageiros OTT, sendo importante para o WhatsApp reforçar sua imagem de app seguro. Segundo, o uso do mensageiro para disparo em massa de notícias falsas durante as eleições prejudicaram sua imagem. Terceiro, o app está começando a gerar receita, graças à abertura da sua API para empresas, e precisa agora, mais do que nunca, solidificar a confiança de seus usuários nele.

 

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