O sistema operacional Android 11 permitirá aos usuários um maior controle de seus dados sensíveis, como por exemplo a localização. A partir da próxima versão de OS do Google será possível conceder uma permissão temporária única para acesso a esses dados. Quando os usuários selecionam essa opção, os aplicativos podem acessar os dados apenas até que o usuário saia do aplicativo e, em seguida, devem solicitar permissão novamente para o próximo acesso. Confira aqui o post completo.
O texto explicando sobre os novos procedimentos de privacidade foi escrito no blog voltado para os desenvolvedores e postado por Krish Vitaldevara, diretor de confiança e segurança de gerenciamento de produtos do Google Play. Vitaldevara explica: “Ao analisarmos mais de perto o uso da localização em segundo plano, descobrimos que muitos dos aplicativos que faziam a solicitação não precisavam dela. Muitos deles poderiam fornecer a mesma experiência ao usuário, acessando apenas o local quando o app estiver visível para o usuário. Queremos tornar mais fácil para os usuários escolherem quando compartilhar seu local e eles não devem receber um pedido de permissão que o aplicativo não precisa.”
Pelo fato de que muitos apps solicitam a localização em segundo plano sem ao menos precisar dessa informação, a política do Google será um pouco mais rigorosa para conceder essa opção ao desenvolvedor até o fim do ano, quando as regras serão atualizadas. Ela analisará os seguintes fatores:
– O recurso oferece um valor claro ao usuário?
– Os usuários esperam que o aplicativo acesse sua localização em segundo plano?
– O recurso é importante para o objetivo principal do aplicativo?
– É possível oferecer a mesma experiência sem acessar a localização em segundo plano?
De acordo com o diretor de confiança e segurança de gerenciamento de produtos do Google Play, todos os apps serão avaliados com bases nos mesmos fatores, inclusive os feitos pela própria empresa, e todas as submissões serão revisadas.
Cronograma
O cronograma para a implementação da nova política está pronto para os desenvolvedores:
– Em abril, chega a atualização oficial da política do Google Play com localização em segundo plano.
– Em maio, os desenvolvedores poderão solicitar retorno sobre seu caso de uso por meio do Play Console com um tempo estimado de resposta de duas semanas, dependendo do volume.
– No dia 3 de agosto, todos os novos aplicativos enviados ao Google Play que acessam o local em segundo plano precisarão ser aprovados.
– E, a partir de novembro, todos os aplicativos existentes que solicitam localização em segundo plano precisarão ser aprovados ou serão removidos do Google Play.
Android 11
Os desenvolvedores tiveram a primeira preview do sistema operacional nesta semana e, de acordo com o Google, ele recebeu uma série de aprimoramentos, entre eles para handsets dobráveis, habilitados para o 5G, além de APIs de triagem de chamadas, novos recursos de mídia e câmera, e machine learning embutido no core.