Os aplicativos de entrega estão adaptando seus procedimentos aos tempos de pandemia de coronavírus. Uma das novidades é a chamada entrega “sem contato”, em que consumidor e entregador não precisam se encontrar. Rappi e iFood prometem lançar o recurso em breve.

Para usar a opção, bastará selecioná-la dentro do aplicativo ou indicar, via chat, para que o entregador parceiro deixe seus pedidos na porta, sem contato”, diz o comunicado enviado pelo Rappi para Mobile Time. O iFood, por sua vez, estuda a melhor forma de oferecer entregas “sem contato” e por enquanto permite que esse tipo de solicitação seja feita em conversa via chat com o entregador. Da mesma forma, os usuários do Uber Eats podem requisitar que o pedido seja deixado na porta de casa, para não ter contato com o entregador.

Prevenção

Paralelamente, todos os aplicativos procuram orientar seus colaboradores sobre cuidados para evitar o contágio, seja através do envio de mensagens informativas ou criação de páginas na web com recomendações.

Além disso, alguns estão distribuindo material de higiene para os parceiros. É o caso do Rappi, que está entregando álcool gel 70%, desinfetantes e máscaras para seus personal shoppers usarem antes e durante a entrega de qualquer pedido. A Uber, por sua vez, informa que está “disponibilizando recursos para ajudar os motoristas parceiros a manter seus carros limpos”. Aqueles que estiverem nas cidades mais afetadas terão prioridade no recebimento.

O Rappi também aproveitou para reforçar junto aos restaurantes parceiros a importância de fechar todas as sacolas de entrega com selos de segurança, pois assim garante que não houve qualquer manipulação da comida depois que o pedido deixou a cozinha do restaurante. Cabe lembrar, de todo modo, que não há relatos até o momento de transmissão do novo coronavírus através de alimentos.

 

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