Nas últimas duas semanas, em meio à tensão com a chegada do coronavírus, viraram notícia no Brasil diversas ações de solidariedade da população, especialmente para ajudar idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco e que precisam evitar sair de casa. Para facilitar o encontro entre voluntários e quem necessita de ajuda, foi criada a plataforma online Vizinho do Bem.
Lançada há menos de uma semana, na quarta-feira passada, dia 18, a plataforma acumula mais de 3,6 mil ofertas de ajuda; 100 solicitações de auxílio; e 70 “matches”, ou seja, encontros entre quem oferece e que necessita de ajuda.
Em seu cadastro, o voluntário informa aonde pode ajudar (no seu condomínio, na sua rua, no seu bairro ou em toda a sua cidade) e descreve como pode fazê-lo, além de fornecer nome, celular e endereço. Quem precisa de auxílio, por sua vez, precisa informar o motivo (ter mais de 60 anos; diabetes; asma etc) e que tipo de ajuda necessita (compras no supermercado; compras na farmácia; buscar um objeto; outros tipos de ajuda), e, claro, cadastrar seu nome, telefone e endereço.
“Por enquanto os matches ainda são feitos por voluntários humanos, mas estamos trabalhando duro para colocar inteligência artificial e diminuir a necessidade de intervenção humana de maneira a reduzir o tempo até a conexão entre as pontas”, explica Joaquim Venâncio, um dos idealizadores do Vizinho do Bem.
A utilização da plataforma é gratuita. A divulgação, até agora, foi feita junto a 425 síndicos de prédios que utilizam a solução de comunicação para condomínios da Noknox, startup que Venâncio é um dos fundadores. O Vizinho do Bem foi construída por vários colaboradores da Noknox.