O impacto da pandemia do novo coronavírus até agora é relativamente neutro sobre a publicidade móvel no Brasil e no mundo, informa o diretor da Applift para a América Latina, Marcus Imaizumi. Enquanto alguns segmentos aumentaram o investimento em mobile advertising, outros reduziram.
“Como ainda está um pouco cedo, ninguém entendeu de fato a gravidade e os impactos. Tudo vai depender de quanto tempo as pessoas precisarão ficar em quarentena”, comenta o executivo, em conversa com Mobile Time.
O segmento que mais aumentou seu investimento em publicidade móvel desde o surgimento da pandemia foi o de games, afirma Imaizumi. Isso se deve a duas razões: 1) a busca por entretenimento durante a quarentena; 2) o fato de o segmento de games ser extremamente competitivo. Outras áreas com crescimento significativo são as de entretenimento, delivery de comida, ensino online, seguros e empréstimos. Contudo, é preciso tomar cuidado com generalizações, alerta o executivo: dentro de entretenimento, por exemplo, apps que transmitem eventos esportivos reduziram investimentos, porque as competições estão paralisadas.
Entre os segmentos que caíram, os mais afetados são os de viagens, turismo, transporte urbano, venda de ingressos ou quaisquer outros que dependam do deslocamento das pessoas. Apps institucionais de marcas também reduziram os gastos com mobile advertising.
O diretor da Applift ressalta que as estratégias podem variar entre concorrentes de um mesmo tipo de produto. Em categorias cujos apps tiveram um aumento dos downloads orgânicos, como e-commerce, algumas marcas podem optar por restringir um pouco o investimento de publicidade para guardar o orçamento para outros projetos futuros, enquanto outras preferem aumentar, na tentativa de conquistar market share.