Em Praia Grande (SP), o Colégio Universo disponibilizou uma ferramenta de comunicação e engajamento voltada para o contato com seus estudantes e os responsáveis. A robô AnnA conecta pessoas e o sistema da escola por meio de aplicativos mensageiros como o WhatsApp. O hub de conversação está no ar desde o início do ano letivo e foi desenvolvido pela W5, empresa que faz soluções customizadas para nuvem na web.
“A gente criou uma ferramenta que permite você construir chatbots, fluxos conversacionais. É possível determinar a ordem das ações, e é possível chamar outros fluxos para a conversa. Para a solução do Colégio Universo, usamos URA e um segundo nível de bot, que é a possibilidade de o usuário fazer solicitações por meio de palavras-chave”, explica o criador da AnnA e diretor geral da W5 Solutions, Marcos Abellón.
O pedido da escola era ter uma plataforma de comunicação com responsáveis e alunos no WhatsApp. A ideia era eliminar tarefas repetitivas inserindo-as nessa ferramenta, como obter informações sobre matrícula e valores, por exemplo.
“Em um primeiro momento, a ideia era ser informacional. Mas, quando viram as possibilidades, resolveram ampliar seu uso e, com isso, inserimos também envio de boletim, notificação sobre o atraso da chegada do aluno, horário das aulas, informações sobre as atividades extracurriculares e informações sobre o inglês, que é dado pela equipe do Red Balloon, por exemplo”, explica Abellón.
Atualmente, ao todo, o Colégio Universo possui 24 fluxos diferentes informacionais, ou seja, 24 chatbots que precisaram de um mês e meio para serem desenvolvidos. A escola oferece, então, via WhatsApp, tudo aquilo que os responsáveis encontram no site.
A AnnA já existe desde agosto do ano passado. A robô foi desenvolvida para servir como ouvidoria do portal de transparência da cidade de Praia Grande e pode funcionar no WhatsApp, Telegram e no Facebook Messenger. Na escola, a ferramenta começou a ser testada ainda no ano passado, em dezembro, e foi lançada oficialmente no início de março para os alunos e seus responsáveis. Por ser um hub conversacional, é possível fazer a integração da AnnA com outros serviços, como pagamentos, contato com o colaborador e help desk, além do uso para a comunicação com clientes.