Xerpay

A plataforma de adiantamento de salários Xerpay (Android, iOS), desenvolvido pela startup Xerpa, teve um aumento de 61% nos saques, na comparação entre março e fevereiro deste ano. De acordo com Gustavo Molina, CRO da Xerpa, a demanda cresceu por parte dos funcionários e de empresas que precisam administrar suas finanças.

“Estamos vendo um aumento na demanda por parte de empresas que buscam alternativas para melhorar seu fluxo de caixa, assim como empresas que precisam continuar funcionando e querem dar uma segurança adicional a seus colaboradores”, disse Molina.

Como funciona

Com foco em empresas de médio e grande porte, a Xerpa tem serviços para admissão digital de funcionários e adiantamento de salários por dias trabalhados. O saque do valor pode ser feito direto para a conta. Para usar o Xerpay, o usuário recebe um e-mail da área de recursos humanos para baixar o app e fazer o cadastro. O usuário define quanto será sacado, dentro do limite salarial daquele mês.

Oferecido aos funcionários dessas firmas, o sistema de pagamento adiantado da plataforma possui ainda: conteúdo financeiro com um time interno; consultor no app; chatbot; e palestras presenciais de saúde e educação financeira.

Segundo o CRO, a ideia do serviço é que o trabalhador adiante a parcela do salário, no lugar de pegar empréstimo, cheque especial ou entrar no rotativo do cartão em emergências, como a atual pandemia do coronavírus. Apenas o cheque especial representou 165,6% de juro médio no mês de janeiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Nos dados internos da startup, o modelo de adiantamento de salário reduz em até 40% a saída de trabalhadores de empresas, principalmente em setores operacionais como outsourcing e telecomunicações. Em janeiro deste ano, a Xerpa estimava que mais de 30 mil pessoas usarão seu serviço para adiantar os seus honorários. A cobrança é feita por taxa de uso da plataforma junto às empresas e pela tarifa que o colaborador paga ao fazer o saque, como citado acima.

Molina Xerpa

Gustavo Molina, CRO da Xerpa

Covid-19

Por conta da crise do coronavírus, Molina explicou que aumentou o limite de saque sem cobrança de tarifa de dois para quatro: “Em função da Covid-19, nós isentamos a tarifa de até quatro saques por ciclo de pagamento do colaborador, para ajudá-lo caso precise utilizar o Xerpay nesse momento para acessar seu salário. Sentimos um aumento de saques comparado ao mês de fevereiro, por parte dos colaboradores”.

Além disso, a empresa lançou um modelo de assinatura para retirada de até 90% do salário antes do dia do pagamento.

Estrutura e operação

A companhia, que tem sede na zona oeste de São Paulo, recebeu recentemente um aporte de R$ 53 milhões. A injeção de capital vem ajudando a manter a empresa ativa durante a crise, inclusive com foco no Xerpay, que, segundo Molina, tem sistema escalável e pode ser adaptado em um eventual aumento de volume de saques.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!