O Disk Aglomeração, serviço da prefeitura do Rio de Janeiro para receber denúncias de aglomerações de pessoas, agora está disponível no WhatsApp. A opção foi adicionada ao canal da prefeitura carioca conhecido como 1746 no app de mensageria. Para acessá-lo, o usuário deve cadastrar o número 3460-1746 em seus contatos no celular.
O serviço automático consiste em um passo a passo que pede localização precisa da aglomeração, tipo de evento, entre outras informações. A reclamação é protocolada e pode ser averiguada
Como funciona
Ao entrar no aplicativo de mensageria, basta o usuário dar um “oi” para que o menu com opções apareça. Ao selecionar o serviço (número 1 da URA, veja imagem ao lado), o robô informa que as denúncias são registradas e consolidadas para “subsidiar o planejamento das operações de fiscalização. Os casos mais críticos e urgentes são priorizados e executados no prazo de até 8h”.
O sistema também explica que a denúncia pode ser feita pelo portal e pergunta se o usuário deseja fazer a solicitação por ele. Ao escolher o não (2), o usuário opta por fazer a denúncia via WhatsApp. Em seguida, o sistema pede o endereço completo e detalhes da localização (se perto de algum estabelecimento comercial, por exemplo). Ele também pede para o usuário informar o tipo de local onde ocorre a aglomeração. São 10 opções, entre bar, igreja, loja, shopping e praça. Depois, é preciso dizer o tipo de aglomeração, como fila, culto religioso, manifestação, evento, clientes em lojas. Por fim, o robô pede um nome de identificação do local e que o usuário descreva o que acontece. Em seguida, o número de protocolo é enviado.
Por meio do WhatsApp da prefeitura é possível também pedir a remoção de entulho de obras, remoção de mobiliário ou eletrodomésticos velhos que não servem mais, cancelamento desses pedidos, além de reclamações relacionadas a esses serviços.