A Claro passará a enviar mensagens para seus usuários com sugestões de comércios e serviços disponíveis nos bairros. Segundo informou a operadora nesta quarta-feira, 15, a medida utilizará os dados de geolocalização dos clientes para enviar notificações por push com o objetivo de auxiliar pequenos negócios durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus.
O serviço é válido para todo o Brasil. A princípio, apenas usuários que contam com o aplicativo #NET-CLARO-WI-FI instalado receberão as mensagens. Mas a operadora pretende ativar o serviço de push para todos os clientes com o aplicativo Minha Claro Móvel. Caso o cliente da operadora não queira receber as notificações, basta clicar em um botão para se descadastrar do serviço ao receber o primeiro “push”.
A plataforma, batizada de “Push do Bem”, permite que pequenos comerciantes e negócios se cadastrem pelo site (clique aqui para acessar). Por meio dessa plataforma, o pequeno empresário pode enviar notificações com até cinco imagens de seus produtos e serviços para o público da região de atuação. O cliente que receber o push poderá realizar o pedido por chamada de voz ou por WhatsApp.
A política e as condições para os empreendedores estão traçadas nos termos de uso do serviço. O raio de ação para cada CNPJ/CPF será de 5 km, e a operadora promoverá algum tipo de curadoria para evitar mensagens com produtos inadequados:
- Produtos de tabaco, drogas ou relacionados
- Armas, munições ou explosivos
- Telecomunicações e ofertas de conteúdo digital
- Produtos, serviços ou conteúdos adultos
- Conteúdo sensacionalista, falso ou enganoso
- Páginas de destino que não funcionem ou que não tenham relação com o tema do anúncio
- Erros de gramática e linguagem ofensiva
- Bebidas alcoólicas
- Jogos de azar
- Conteúdo discriminatório ou depreciativo
- Violência
- Política
- Tragédia
- Questões sociais sensíveis
Em comunicado, a diretora do segmento de pequenas e médias empresas da Claro, Roberta Godoi, diz que o isolamento social traz o desafio para empreendedores migrarem para o mundo de vendas e atendimento remoto. “Queremos ser um facilitador nesse processo e, com o ‘Push do Bem’, ajudar a conectar quem precisa comprar algo ou de algum serviço com os comerciantes próximos que podem atendê-lo”, afirma.
PMEs
A iniciativa é parte do “HUB Claro Empresas”, braço que está sendo lançado para centralizar as ações da operadora e de outras companhias para “estimular a economia e fortalecer os pequenos comércios”. O site do HUB (acesse aqui) terá informações atualizadas diariamente com notícias de “diversos segmentos”. A empresa de telecomunicações disponibiliza ainda um email ([email protected]) para organizações que queiram divulgar suas ações em prol dos pequenos empresários cadastrados.