Marcos-Santos-USP-Imagens

O período da pandemia da Covid-19 e do seu consequente distanciamento social demanda o uso constante de aplicativos de entrega. Seja para um documento, fazer compras no mercado, pedir comida, entre outras ações que contribuam para reduzir o fluxo de pessoas nas cidades brasileiras.

No entanto, há várias reclamações de entregadores e consumidores com esses apps. Isso acontece pelo fato das plataformas estarem sobrecarregadas, com pouca equipe de atendimento e com vários erros. Os mais comuns – e que aconteceram comigo – e foram compartilhados pelos entregadores são:

  • travava o app do entregador na hora da retirada da compra;
  • cobrança dupla de produtos;
  • cobrança de produtos que não foram entregues;
  • cobrança dupla no cartão de crédito.

Pessoalmente, tento resolver os problemas de uma compra com um app há cerca de um mês e até agora não foi corrigido. Como o único canal com este aplicativo são as redes sociais, a companhia passou a ignorar as reclamações. A empresa fala “manda DM”, você envia e eles te deixam sem resposta.

Pode parecer que este problema acontece apenas comigo, mas o Procon-SP registrou um aumento de 726% em denúncias de abuso de preços em serviços e produtos desde o começo da crise do coronavírus, saltando de 394 para 3,2 mil entre março e abril.

Desabafos à parte…

clickentregas e1586990724361

 

Com os problemas e abarrotamento nos principais apps de entrega, a solução é partir para alternativas que dão suporte ao usuário e não estejam tão abarrotados. É o caso do Click Entregas (Android, iOS), um app que é dedicado para entregas urgentes. Utilizei-o nesta quinta-feira, 15, e a experiência foi bem fluída.

Na cidade de São Paulo, as entregas duram no máximo 90 minutos. Se os trechos forem curtos, o período é bem menor. O valor é fechado, calculado pelo app com base no tipo de entrega: carro, caminhão ou moto. Por exemplo, o preço base de entrega por moto com pacote de até 20 kg é R$ 14,50.

Ou seja, o usuário pode comprar no site ou app de um supermercado e pedir para o motoboy retirar.

O mais importante: o tempo todo o usuário consegue manter a comunicação com o entregador e com a equipe do Click Entregas. O número do celular do entregador é enviado ao usuário por SMS, além de ser possível acompanhar o trajeto pelo app. Por sua vez, site e app da têm opção de chat e call center.

O único ponto negativo do Click Entregas é que o app não tem pagamento no cartão de crédito ou débito, apenas em dinheiro. O pagamento com cartão de crédito só é aceito no site da empresa. No entanto, a equipe de atendimento do app – bem treinada e atenciosa – informou que há planos de atualização do app para adicionar o pagamento com crédito.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!