O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, alerta que o novo coronavírus acabou afetando a capacidade da empresa de moderar o conteúdo em suas redes sociais, pois limitou o uso de moderadores humanos. A queda pode ser vista no último relatório da empresa, divulgado nesta terça-feira, 12. As análises de apelação de conteúdo de janeiro a março chegaram a 2,3 milhões de peças, uma queda de quase 18% nas revisões de apelação entre outubro e dezembro de 2019 e uma queda de quase 26% de janeiro a março de 2019.
Em meados de março, quando o novo coronavírus se espalhou pelos Estados Unidos, o Facebook e seus parceiros mandaram para casa muitos moderadores, para o isolamento social, reduzindo o número de profissionais trabalhando na empresa.
“Nossa eficácia certamente foi impactada por termos menos análises humanas durante a Covid-19 e, infelizmente, esperamos cometer mais erros até conseguirmos recuperar tudo”, disse Zuckerberg em reportagem à CNBC.
Com a limitação, o Facebook decidiu priorizar o uso de moderadores humanos para fazer análises iniciais das violações de conteúdo mais graves relatadas por seus usuários. Como resultado, a empresa confiou menos em moderadores humanos para analisar apelações envolvendo outros tipos de conteúdo. Zuckerberg disse que espera que o número de conteúdo apelado seja muito menor no relatório de agosto da empresa.