A Seal Sistemas desenvolveu uma solução para ajudar os estabelecimentos comerciais a evitar filas e aglomerações, uma opção para o atual momento, devido ao novo coronavírus, mas também para quando houver um maior relaxamento no isolamento social e as cidades brasileiras voltarem a abrir o comércio ao público.
Chamada de Sem Fila, a tecnologia atua no controle de entrada na loja, limitando a quantidade de pessoas dentro do local e no agendamento de filas virtuais, permitindo que o cliente veja e identifique todas as filas nos caixas e nas seções desejadas que pode ter no estabelecimento.
Na prática, ao chegar em um mercado, por exemplo, o cliente deve ir até a porta e procurar o adesivo com o QR Code do Sem Fila e ler o código com a câmera, sem precisar baixar um aplicativo. O QR Code manda o usuário para uma área na nuvem da empresa para fazer o cadastro, preenchendo nome, se é prioritário (idoso ou gestante, responsáveis com crianças de colo, deficientes, por exemplo) e o número do celular. É gerado um link para acompanhar sua posição na fila, de modo que o cliente pode voltar para seu veículo ou ficar mais afastado da fila formada no estabelecimento, evitando aglomerações. Ao chegar perto da sua vez de entrar, o cliente recebe um SMS indicando para entrar na loja.
Dentro do estabelecimento, de acordo com a vontade do comerciante, será possível encontrar outros adesivos com QR Codes para possíveis filas, como na padaria, ou açougue dentro de um supermercado, por exemplo, ou mesmo para entrar numa outra fila virtual, dessa vez para pagar as compras.
Desenvolvido em 25 dias, o Sem Fila já estava no roadmap da Seal Sistemas, mas apenas para o segundo semestre deste ano. Com a pandemia do novo coronavírus, a empresa optou por acelerar a criação da solução para atender a demanda de seus clientes. “A ideia era fazer uma ferramenta simples para resolver problemas complexos. Ela tem zero necessidade de integração e tudo está na nuvem”, explica o CEO da Seal, Wagner Bernardes.
Os comerciantes contam ainda com uma série de relatórios produzidos a partir dos dados gerados na solução. Entre eles, quantidade de pessoas em cada uma das filas, tempo estimado de espera até o atendimento, horário de pico de atendimento, perfil dos clientes que visitam a loja e o tíquete médio que foi gasto no estabelecimento.
A solução foi lançada na última terça-feira, 19, depois que vários clientes da Seal Sistemas informaram que estavam com problemas para gerenciar filas e aglomerações. “Em dois dias já fizemos seis demonstrações do produto devido ao interesse que gerou entre os nossos clientes. E semana que vem temos outras demonstrações. Imagino que até a próxima semana ou a seguinte já teremos o serviço implementado, explicou Bernardes.
Em seu modelo de negócios, o Sem Fila será vendido como SaaS, com a cobrança de uma mensalidade por loja.